10° Funeral da porca reúne musica e cardápio temático

Com open food exclusivo de produtos Saudali, evento é um sucesso.



No último sábado, dia 6 de agosto, o tradicional Funeral da Porca reuniu o que há de melhor em termos de música, gastronomia e bebidas, para celebrar seus 10 anos de existência. O evento, que retornou à cidade de Itaúna, no Centro-Oeste de Minas, após dois anos suspenso por causa da pandemia, contou com pratos inteiramente produzidos a partir de produtos Saudali, fornecedora oficial de carne suína da festa. A iniciativa foi 100% open bar e open food.


De acordo com o diretor Comercial da Saudali, Adriano Pacheco, a participação da Saudali no evento teve início em 2018, com grande sucesso de público e de crítica. Posteriormente, em 2019, a Saudali renovou sua presença no Funeral da Porca. “O evento tem a carne suína como estrela e está totalmente alinhado ao nosso propósito de Marketing e Comunicação, que é divulgar a versatilidade da proteína suína. O objetivo central é demonstrar as infinitas possibilidades e sabores que envolvem a carne suína”, explica Pacheco.


Cardápio Vila da Porca



Quem esteve no Funeral da Porca de 2022 pode se deliciar com um espaço exclusivo dedicado apenas à alimentação, o Vila da Porca. Com várias estações de comida, cada uma com pratos temáticos diferentes, havia sempre um ingrediente em comum, a carne suína Saudali.


Na Estação Fogo de Chão, por exemplo, os cortes foram preparados com a técnica que batizou o espaço. Entre as delícias, era possivel encontrar no local: picanha suína, linguiça, costela em tiras, pernil com e sem osso, além de mesa rústica de frios e petiscos com diversos acompanhamentos. Já na Estação Porco Latino, os protagonistas foram os produtos Pantaneira: linguiça de ervas finas, linguiça de pernil com alho e de pernil com pimenta, além de linguiça assada no fogo de chão com molho chimichurri servida no pão francês ou baguete.


A Estação Porco Americano, contou com produtos da linha Saudali Apreciatta: lombo, sobrepaleta e costelinha defumados. Além disso, a carne defumada também foi servida desfiada no pão brioche com salada de repolho, maionese e uva passa. Por fim, a Estação Porco Oriental, também com produtos da linha Saudali Apreciatta, ofereceu filé mignon e lombo temperados, além de cubos suínos grelhados com molho agridoce.


Na festa, a Saudali forneceu mais de cinco toneladas de produtos variados. De acordo com Adriano Pacheco, “além de compor a alimentação diária, os produtos Saudali e Saudali Apreciatta também estão presentes em pratos sofisticados, com posicionamento premium. Neste sentido, a empresa tem buscado participar de eventos com propostas gourmet, barbecue e fogo de chão”.

Sobre o Funeral da Porca


O Funeral da Porca é um evento 100% open bar premium e open food, que acontece anualmente na cidade de Itaúna/MG e atrai atenção de todo Brasil pela estrutura, conceito e qualidade. Em 2022, o evento, anunciado pela Roinc Produtora, aconteceu no dia 6 de agosto e teve 12 horas de duração.


Sobre a Saudali


A indústria Saudali Alimentos é uma empresa mineira, localizada em Ponte Nova, no Vale do Piranga – Polo Mineiro de Incentivo à Suinocultura (Lei 24.209). O empreendimento surgiu de uma parceria entre suinocultores, com o objetivo de agregar valor às suas matérias-primas e à cadeia suinícola local. Inaugurada no ano 2000, hoje a Saudali está presente em mais de 20 estados brasileiros e exporta seus produtos para países da África, Ásia, Leste Europeu, América Central e América do Sul.


A Saudali possui uma planta industrial com mais de 24 mil m² construídos e estrutura de abate e industrialização de suínos com capacidade para 2.300 animais/dia. O mix Saudali conta com mais de 230 produtos suínos, categorizados nas linhas Saudali, Saudali Apreciatta, Pantaneira, Saudali Food Service, Saborear e Saudali Festa, esta produzida apenas para as celebrações de final de ano.


Fotos: Phillipe Guimarães