15ª Morar Mais Por Menos chega a BH nesta quarta-feira

Casarão no bairro Cidade Jardim será palco para as últimas tendências do design contemporâneo, em 36 ambientes assinados por 51 profissionais, com o melhor do luxo acessível.


Fotos: Ivan Araújo


Revalorizar o lar é uma das principais tendências de living do momento. Isso porque mais do que nunca, a casa está no centro da qualidade de vida e precisa ser, na mesma medida, bela, prática, funcional, aconchegante e individual. Pemsando nisso, com a proposta do luxo acessível, criatividade e décor possível, a mostra Morar Mais Por Menos - Belo Horizonte chega à sua 15ª edição, de 16 de agosto a 18 de setembro.


Um casarão dos anos 50, no bairro Cidade Jardim, vai abrigar 36 ambientes assinados por 51 profissionais e mais de 50 parceiros e fornecedores. Jardins, quartos, cozinha, copa, adega, salas de estar e jantar, galerias de arte, entre outros, dão o tom das últimas tendências da decoração, em composições de peças de design e outras mais acessíveis, além de soluções estéticas e sustentáveis para inspirar os visitantes em seus projetos próprios. O chique que cabe no bolso é o principal conceito da mostra e que desafia arquitetos, decoradores e paisagistas a criar espaços elegantes e modernos para pessoas exigentes, que valorizam o bem viver sem ostentação. A programação ainda conta com uma agenda paralela de oficinas, rodas de conversa, visitas guiadas, lançamentos, intervenções artísticas e muito mais.


“Mais por menos, sustentabilidade, brasilidade, inclusão social, tecnologia e inovação, customização e negócios são os princípios norteadores da Morar Mais e todos os seus ambientes. Conceitos importantes que os profissionais e visitantes já têm considerado em seus projetos reais, e que são fundamentais para o fortalecimento e evolução do nosso mercado”, aponta a curadora Josette Davis. A proposta é valorizar o que é feito no Brasil, em especial Minas Gerais, e com responsabilidade social e ambiental. E nessa toada vêm reflexões sobre os objetos e seus usos, buscar o que há de mais novo, resgate do artesanal e faça você mesmo, e ainda estimular parcerias e fomentar uma sólida rede de negócios.


Outro diferencial da Morar Mais, desde seu nascimento, é um foco comercial que traz possibilidades de resultados mais tangíveis para arquitetos e parceiros. A descrição de todos os itens expostos nos ambientes e as soluções utilizadas estão disponíveis para os visitantes, bem como informações de preço, fornecedores e referência dos produtos. O evento também proporciona canais de contato direto do público com as empresas parceiras, facilitando a venda das peças expostas a preços especiais.


“A Morar Mais foge do comum, do tom de showroom de loja ou demasiado conceitual. O visitante vê espaços e soluções que, de fato, consegue executar. E com a possibilidade de levar para casa tudo o que o encantou. Com inventividade, planejamento e pesquisa, a mostra reafirma que viver bem é um sonho possível”, ressalta Josette. E ela destaca que a renovação e a abertura de mercado para profissionais mais jovens são outros compromissos da mostra. Em todas as edições, é significativa a projeção que arquitetos iniciantes e experientes conquistam após a participação.


Tendências


Na trilha do que está em alta no living contemporâneo, o visitante da Morar Mais Por Menos pode conferir soluções e estéticas convergentes com as tendências apontadas pelos principais salões de design pelo mundo. Por exemplo, as formas orgânicas aparecem em mobiliário, adornos e escolhas arquitetônicas como no ambiente "Sala de Jantar Brisa”, de Maria Luiza Zacour e Marcela Ribeiro, em que as curvas das peças escolhidas remetem ao movimento do mar; ou no "Banheiro Público Sensações", onde as arquitetas Vânia Costa e Bruna Damasceno adotaram um espelho curvo para trazer modernidade e leveza.


Outro elemento forte no design contemporâneo, a conexão com a natureza aparece na escolha de materiais e cores naturais, capazes de trazer relaxamento, como ocorre no ambiente "Sótão do Casal", de Gabriela Brasil e Letícia Meireles, que trouxe o uso de elementos como barro e palha, e tons verdes e terrosos para criar aconchego. O uso criativo do paisagismo também aparece bastante, como em "O Nosso Quintal”, de Fernanda Lucena, Ana Amélia Goulart e Aline Ferreira; e no “Jardim Yucca”, por Gabrielle Souza, Gustavo Menezes e Pedro Melo.


A sustentabilidade, como premissa da Morar Mais, também não podia faltar, e reflete no uso de peças de design consciente, e soluções de reaproveitamento e ressignificação de materiais e objetos. Logo à entrada da casa, a “Bilheteria Menos e Mais”, assinada por Lindi Santos, já traz uma luminária feita a partir de um guarda-chuva; em “Casinha do cachorro”, a arquiteta Thaís Lemos adora o reuso de blocos de concreto na escada e uma luminária feita de enchimento de almofada e garrafas pet; e ainda “O Armazém”, de Fernanda Lucena, Ana Amélia Goulart e Aline Ferreira, aposta em telhas de fibra de vidro como opção de revestimento para a parede, e azulejos descartados como peça decorativa.


A arte contemporânea é outro destaque da mostra, e se faz presente compondo diversos ambientes e também nos espaços "Morar Mais Galeria” e "Galeria Zanne Neiva” que têm curadoria de Marcos Esteves e obras de Ana Verona, Ananda Sant’anna, Carol Perillo, Carol Verona, Iane Zanini, Lenice Pitanguy, Paula Martins, Abadia Antunes, Cleusa Martins, Cristina Haibara, Fátima Santiago, Lúcia Josina, Raquel Lima e Zanne Neiva; e na "Loja do Artista", que evidencia a arte com peças de aço assinadas por Franco Jr.


Gastronomia


Com o objetivo de também ser ponto de encontro e entretenimento, como tradição, a gastronomia está presente na 15ª Morar Mais Por Menos. A ala gourmet tem curadoria e operação geral da Uaimií e 2M Produções e se estende por ambientes e os jardins da mostra. Sob comando de Raffaele Autorino, o restaurante será operado pela Popolare. O cardápio traz antepastos, massas e pizzas com receitas clássicas italianas bem do jeito que têm de ser: com ótimos ingredientes, cheias de sabor, técnicas, e, claro, com alguns toques autorais do chef.


A carta de vinhos fica a cargo da Bacco’s, que fez uma seleção de rótulos completa e ainda está presente no ambiente “A Vineria”, assinado por Danielle Lacerda e Giovanna Ziviani e “Adega Terra”, assinado por Celia Coutinho, Manoel Gouvea e Ana Carolina Lacerda. O público também vai se surpreender com a Ginteria da The Gin Flavors, o maior hub dessa bebida do Brasil. No cardápio, seis gins brasileiros premiados serão a base de drinks e cocktails autorais, que estiveram presentes até nas festividades do Jubileu da Rainha, nas embaixadas brasileiras. A cervejaria oficial, parceira há várias edições da mostra, é a Krug Bier, com seus chopes e cervejas de diferentes estilos, para todos os gostos.

E, para experiência ser mais completa e divertida, nos ambientes de entretenimento dedicados à ala gourmet, além das deliciosas opções de comidas e bebidas, a Morar Mais será palco de uma programação variada, com apresentações de DJs e música ao vivo.


Morar Mais Por Menos


Criada no Rio de Janeiro, em 2004, por Lígia Schuback e Sabrina Schuback Rocha, a Morar Mais por Menos se tornou referência quando o assunto é decorar com bom gosto e preço justo. Além de Belo Horizonte, já passou por outras 13 cidades brasileiras em 83 edições: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia, Natal, Curitiba, Porto Velho, Porto Alegre, Campo Grande, Cuiabá, Vitória, Recife e Salvador.


Além dos ambientes decorados, a mostra promove workshops, degustações, shows, desfiles e ações relacionadas ao universo de casa, decoração, moda, gastronomia e comportamento. As lojas, não apenas do setor de decoração, são um atrativo a mais. Os cafés e restaurantes, por sua vez, são ambientes vivos e pontos de encontro.


A cada edição, a Morar Mais por Menos recebe ainda influenciadores digitais ligados em arquitetura, decoração, design e lifestyle, que registram toda a criatividade das composições para brilhar em suas redes sociais. A mostra está presente no Instagram, Facebook, em aplicativo próprio, e no YouTube. Nos diferentes canais, uma abordagem mais ampla sobre o universo que o evento envolve, com dicas, últimas novidades em design e decoração, bastidores, agenda de eventos, e participação de profissionais ensinando alternativas práticas e acessíveis para o lar, alinhadas aos conceitos da marca.


Serviço:

Morar Mais Por Menos - Belo Horizonte



Posts recentes

Ver tudo

Per Lui