39ª Exposição Nacional do Mangalarga Marchador começa na próxima segunda



A 39ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador está chegando. Na próxima segunda-feira, 18, o Parque de Exposições da Gameleira, em Belo Horizonte, recebe mais de 1.600 animais de Marcha Batida e de Marcha Picada de várias partes do país.


O evento, que dura até o dia 30 de julho, retoma seu formato presencial após dois anos suspenso, por conta da pandemia do Coronavírus. A mostra é realizada pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM).


No primeiro dia do evento, serão realizados os Julgamentos de Marcha e Morfologia na Pista Principal. A Cerimônia Oficial de Abertura está marcada para acontecer no sábado, 23 de julho, às 17h.


Será a primeira Exposição Nacional na gestão liderada por Cristiana Gutierrez, primeira mulher no cargo da entidade que conta hoje com 21.787 sócios. "Estamos ansiosos para o retorno do evento ao parque. Hoje, a criação do cavalo mangalarga marchador ultrapassa o hobby e tem uma atuação cada vez mais ampliada. Afinal, a cadeia do cavalo movimenta um valor muito significativo para o mercado do agronegócio", observa.


A Exposição Nacional acontece anualmente desde 1982. Naquela ocasião, participaram do evento 413 animais da raça. Desde então, o evento foi crescendo gradativamente, chegando aos mais de 1.600 cavalos atuais e 561 expositores, se consolidando entre os maiores eventos privados da capital mineira e um dos mais importantes do setor no país. E não é para menos, já que a equideocultura movimenta R$ 16,5 bilhões ao ano no Brasil, que possui o terceiro maior rebanho do mundo, com 5,9 milhões de cabeças, além de empregar 3,2 milhões de pessoas.


A raça Mangalarga Marchador é originária do Sul de Minas Gerais, há mais de 200 anos.  Hoje, os animais estão presentes em todos estados brasileiros e também no exterior com um plantel de 687.157 animais registrados.

Transmissão ao vivo

E para quem não quer perder nada, mesmo de longe, pode conferir a programação de Julgamentos, que será transmitida, ao vivo, pelo canal oficial da ABCCMM no Youtube (https://www.youtube.com/c/ABCCMMOficial), com os comentários da equipe do programa Resenha do Marchador. No dia 27 de julho (quarta-feira) acontecerá o Leilão Elite Marchador Marcha Picada Nacional 2022.


Serviço:


39ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador

  • Data: 18 a 30 de julho de 2022

  • Local: Parque de Exposições da Gameleira - Av. Amazonas, nº 6020 / Belo Horizonte (MG) CEP: 30.510-000


Mais informações:

  • Hotsite Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador: http://abccmm.org.br/projeto/nacional2022

  • Canal oficial da ABCCMM no Youtube:

  • Instagram: @abccmmoficial

  • Twitter: @abccmm

  • Patrocínio Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur.