5 formas do pai cuidar do bebê nos primeiros meses de vida



Uma reclamação frequente por parte das mães é que os pais não ajudam nos cuidados do bebê após o nascimento. Assim, ficam muito cansadas e sobrecarregadas tanto com os cuidados do recém-nascido, quanto nos afazeres da casa. Os pais por sua vez, não sabem como e o que fazer. Grande parte das mulheres acham que eles não vão fazer tão bem os cuidados com recém-nascido quanto a elas e acabam sabotando o pai na hora dessa ajuda sem ao menos perceber.


É importante você entender que muitas vezes o pai quer ajudar, Só que na hora que eles vão fazer alguma coisa, a mãe acaba falando que está mal feito, que não é desta forma que faz. E ele aos poucos, acaba desistindo. Uma sugestão para mãe neste momento é incentivar o pai fazer e até mesmo errar e deixar ele mesmo perceber que a fralda vazou ou que poderia ter feito de uma forma melhor.


Para os pais entenderem a importância de equilibrar alguns cuidados com a mãe, vou explicar como funciona a rotina da mãe após o nascimento do bebê. A mãe precisa amamentar de três em 3h00, colocar o bebê para arrotar, trocar a fralda, e colocar o bebê para dormir. Só essa rotina dura em torno de uma hora e meia. E isso é feito 24 horas por dia. Fora isso, o bebê precisa tomar banho a mãe, precisa tomar banho se alimentar e dormir. Fazer isso tudo é humanamente impossível sem dividir as tarefas.


Então, vou contar agora para vocês 5 maneiras que os pais podem e devem fazer nos cuidados com o bebê e a casa



1- Coloque para arrotar

Após a mamada, você pai, pegue o bebê e coloque para arrotar. 15 minutos é o suficiente. Coloque o bebê mais em pé e dê leves batidinhas nas costas. Se o bebê não arrotar, e ficar incomodado, ele vai ficar ranhetando incomodado depois de deitar e assim que você colocar ele mais em pé, vai arrotar. Lembrando que nem todo bebê arrota.


2- Troque a fralda

Depois de arrotar, troque a fralda. É lógico que o pai ou até mesmo a mãe de primeira viagem não tem a mesma destreza que uma pessoa que já cuidou de um recém-nascido. Já ouviram falar que a exaustão leva à perfeição? Então, quanto mais o pai trocar, mas perfeita vai ser essa troca de fralda. E até mesmo quando deixar a fralda vazar, vai fazer o pai refletir como não deixar vazar da próxima vez.


3- Coloque para dormir

Depois de todo esse processo, arrotar trocar fralda, é a hora de colocar o bebê para dormir. E o bebê ficou sonolento, coloque no berço. Não precisa deixar o bebê dormir no colo. Inclusive é importante deixar seu bebê a dormir no berço. Pode acontecer que assim que colocar no berço o bebê comece a chorar. Nesse momento, não adianta entrar em pânico e devolver o bebê pra mãe. Ele é seu também, então, volte ele pro colo, acalme, e assim que ficar sonolento coloque novamente no berço.


4- Organize a casa

Fora os cuidados com bebê, existem inúmeros outros cuidados com a casa. Fazer almoço, limpar a cozinha, lavar roupa, limpar a casa, colocar o lixo pra fora, fazer compras para abastecer a casa. E isso tudo, o pai deve fazer. E uma das coisas que mais incomoda as mães e pedir para os pais fazerem alguma coisa e eles demorarem a fazer, ou fazer no tempo deles. Neste momento, tanto a mãe deve ter paciência, quanto pai. Mais uma dica de ouro: pediu para fazer, não demore, faça o mais rápido possível.


5- Tenha carinho e paciência

O puerpério que é esse inicinho de vida do bebê, são muitas descobertas e transformações para o casal. Além disso, existe uma transformação hormonal na mãe. Então, neste momento, muito carinho e paciência com as mães. Tente retirar o excesso de trabalho, porque até mesmo para ela cuidar bem do bebê e ainda conseguir produzir leite, ela precisa estar tranquila e descansada.



Orientação extra: Cuide do primeiro filho

E se vocês já tem um filho, é importante revezarem no cuidado dele também. A maioria das crianças ficam com com ciúmes quando um novo bebê chega em casa. Então se ele ainda é pequenininho e não tem a compreensão do que está acontecendo, cuide dele enquanto a mãe amamenta, se ele já for maior, coloque ele também para ajudar nos cuidados do irmãozinho. O mais importante é os pais darem atenção também para o primeiro filho.

BOA NOTÍCIA GERA NOTÍCIA BOA!

OFERECIMENTO

1/1