Libertadores: Atlético vence e garante classificação antecipada. América empata e está eliminado.

Atualizado: 24 de mai.

Galo busca garantir a 1ª colocação do grupo, enquanto o América ainda sonha com Sul-Americana.


Colunista: Leonardo Gontijo, Conecta Esportes.


Pelo grupo D da Libertadores, as equipes mineiras viveram situações diferentes na 5ª rodada da competição. O Galo venceu o Independiente Del Valle por 3 a 1 e garantiu sua vaga nas oitavas de final da competição. Já o América acabou empatando com o Tolima na Colômbia e não tem mais chances de classificação.


Na última rodada, o Galo ainda busca manter a 1ª colocação do grupo, apesar de a posição estar praticamente assegurada por conta do saldo de gols. Já o América ainda tem chances de Sul-Americana e terá de derrotar o Del Valle no Equador para sonhar com a vaga.


Agora, o Atlético volta as atenções para a Copa do Brasil, onde enfrentará o Brasiliense, enquanto o América receberá o Botafogo pelo Campeonato Brasileiro.


Galo vence, convence e avança para a próxima fase


Pela 5ª rodada da fase de grupos da Libertadores, o Atlético tinha um compromisso difícil diante do Independiente Del Valle. Com o elenco muito desfalcado por conta de lesões, uma derrota poderia significar uma situação complicada no grupo, já que Galo, Tolima e Del Valle ficariam todos empatados com 8 pontos, restando uma rodada.


Apesar da pressão e dos desfalques, a equipe alvinegra conseguiu fazer uma boa partida e abriu o placar logo no início do confronto. Aos 9 minutos em ótimo contra ataque alvinegro, Allan deu lindo passe para Hulk ganhar do zagueiro na velocidade e só dar um toquinho na saída do goleiro.


No final da primeira etapa, o Atlético suportou uma pequena pressão do Del Valle que chegou a acertar uma bola na trave. Na etapa final, mais um gol do artilheiro alvinegro com mais um lindo passe de Allan. Dessa vez, Hulk tocou de cavadinha na saída do goleiro e marcou.


Os últimos 10 minutos de partida foram agitados, com o Del Valle diminuindo após um bate rebate dentro da área, que terminou com o gol de Willian Vargas, que acertou chute rasteiro e sem chances para Rafael.


No último lance da partida, brilhou a estrela do jovem Sávio, de 18 anos, que recebeu a bola, cortou o defensor e acertou o ângulo para garantir a vitória e a classificação alvinegra para as oitavas de final.


América empata na Colombia e está fora da Libertadores.


A missão do Coelho era difícil na fase de grupos da Libertadores. Os comandados de Vagner Mancini precisavam vencer os dois jogos restantes e torcer por duas vitórias do seu rival, Atlético, para se classificar para a próxima fase. O Galo até venceu seu jogo, mas o América empatou e deu adeus a competição.


A equipe americana até chegou a abrir 2 a 0, após um belo gol de Marlon e uma cobrança de pênalti de Iago Maidana. No entanto, o Coelho sofreu o empate ainda na 1ª etapa e o resultado na servia para a classificação para a próxima fase.


No entanto, a equipe ainda tem chances de classificação para a Sul-Americana, apesar da missão ser complicada. A equipe de Vagner Mancini precisa vencer o Independiente Del Valle, no Equador, por 2 gols de diferença para avançar para o mata-mata da competição.


Foto: Pedro Sousa