A mentoria no processo de planejamento de comunicação assertivo

Texto: Flávia Presoti, diretora executiva da Presoti Comunicação


Foto: Natália Diniz

 

Muitos empresários já entendem a importância da comunicação para obter visibilidade e reconhecimento no mercado. Se você é um deles, ótimo! Já deu um grande passo. Mas parou para perguntar se está amarrando corretamente todas as estratégias? Se está sendo claro e objetivo com clientes, fornecedores e colaboradores? Será também que está ciente da imagem que quer transmitir? E, o principal: está sendo coerente com tudo aquilo que é definido nas inúmeras reuniões de negócios que você participa?


Muitas vezes, as empresas possuem um setor de Comunicação com dificuldades...na comunicação. Pode parecer absurdo, mas acontece com mais frequência do que se imagina. Hoje, o negócio deve ser analisado como uma complexa estrutura com vários braços que precisam se conectar. Ou seja, é necessário que um setor entenda, minimamente, o que o outro faz e todos eles devem entender aonde a empresa quer chegar. Se isso não acontece, sinto dizer que você só está gerando desgaste, retrabalho e frustração.


A verdade é que vivemos em um mundo acelerado e cheio de informações para todo lado. O efeito disso? Certa dificuldade dos empresários e gestores em organizarem todas as ideias que fervilham em suas mentes. Também surgem uma série de questionamentos sobre como transformar tudo isso em ação.


Bom, será que todas suas ideias, por melhores que sejam, são viáveis dentro da realidade da sua empresa? E para o mercado? Será que ter tantas ideias não pode confundir sua equipe? Afinal, eles não estão dentro de sua mente e é importante reforçar que cada pessoa tem uma forma de pensar, trabalhar e produzir. Então você já pode ter se irritado ao falar algo que quer em uma reunião – e que pra você é muito óbvio – e ninguém conseguir entender.


Por isso, é defendido, cada vez mais, o modelo de Mentoria atrelado a um Plano de Ação bem elaborado, como ponto-chave para começar qualquer trabalho de comunicação assertivo.


A mentoria serve para que empresários e gestores sejam ouvidos, numa conversa bem direcionada. É um momento no qual profissionais especializados posssam esclarecer dúvidas acerca do que é viável e, a partir disso, começar a desenvolver, de forma conjunta, ações para se obter resultados. Basicamente,é atrelar a visão de negócio com estratégia de comunicação.


Nessa conversa também é possível detectar pontos que podem ser melhorados, mostrando formas de se pensar fora da caixa. Têm excelentes ideias, que só precisam de uma pequena afinação com outros setores, mais clareza, menos volume de informação, prazos bem definidos. Ouvir as pessoas que trabalham com você é fundamental. Debata, exponha seu ponto de vista mas esteja aberto a compreender novas perspectivas. 



Posts recentes

Ver tudo

Per Lui