Apesar de ser mais pop do que rock, festival Rock in Rio estreia com as atrações do metal

Guia especial mostra os detalhes do principal evento musical da América Latina; Iron Maiden é a grande atração do primeiro dia

Iron Maiden é a principal atração da estreia do RiR 2022 (Fotos: Approach Comunicação / Divulgação)


Gente vestida de preto vai predominar na abertura do 37º Rock in Rio, que começa nesta sexta, 2, à noite, na Cidade do Rock, na Barra da Tijuca, zona oeste da capital carioca. Afinal, hoje é dia de metal, baby.

Embora o festival seja muito mais pop do que rock, os metaleiros, como são chamados os aficionados pelos acordes e batidas mais pesados, têm como atrações no primeiro dia, no Palco Mundo (o principal) o Iron Maiden, além de Dream Theater, Sepultura e Orquestra Sinfônica Brasileira e Gojira.

No Palco Sunset, Bullet for My Valentine, Living Colour feat Steve Vai, Metal Allegiance e Black Pantera vão fazer a turma balançar a cabeça e fazer chifre com os dedos.

O Iron Maiden é uma velha conhecida dos palcos do RiR. É a quinta vez que se apresenta – estava na primeira edição em 1985 -, além de 2001, 2013 e 2019.


Cidade do Rock ocupa 385 mil m² de área útil na Barra da Tijuca,, Zona Oeste do Rio de Janeiro


Como assistir


Para quem não conseguiu ir ao Rio para presenciar o principal festival de música da América Latina, pode acompanhar os shows pela TV. Os canais Globo são exclusivos. Veja:


Multishow:

  • Transmissão ao vivo Palco Mundo e Sunset;

  • Sexta-feira, dia 2, a partir de 14h30;

  • Todos os outros dias, a partir de 15h.

Canal Bis:

  • Transmissão ao vivo palcos Favela e New Dance Order;

  • Todos os dias a partir de 17h30.

TV Globo:

  • Exibição do compilado com os melhores momentos do dia;

  • Quintas e sextas-feiras, após "Conversa com Bial";

  • Sábado, após "Altas Horas";

  • Domingo, após o "Vai que Cola".

Globoplay:

  • Exibição da transmissão simultânea do Multishow para não assinantes logados;

  • Exibição do Canal Bis para assinantes do pacote "+Canais ao Vivo".

Portal G1:

  • Exibição da transmissão simultânea do Multishow na página de cobertura em tempo real para usuários logados.

Conteúdo extenso


Nesta edição o volume de conteúdos e experiências está enorme e variado (confira no LINK).

O evento ocupa 385 mil m² de área útil para o público presente. Além disso, são 507 horas de música e entretenimento diariamente, com os portões abrindo às 14h e fechando às 4h.

Além dos 18 espaços abertos ao público, a Cidade do Rock ainda conta com a Área VIP, o lounge exclusivo para uma das categorias do Rock in Rio Club e a Corporate Village, totalizando 22 áreas.

São vários espaços. Há o Palco Mundo, Palco Sunset, New Dance Order, Espaço Favela, Rock District, Rock Street Mediterrâneo, Rota 85, Supernova, Uirapuru, NAVE e Gameplay Arena.

Além disso, o Rock in Rio oferece o Gourmet Square, com comidinhas elaboradas por chefs renomados, áreas de alimentação e diversão com brinquedos, além das ativações das marcas.


Guns n’ Roses, Dream Theater e Sepultura

Mundo


No Palco Mundo, grandes nomes internacionais e nacionais sobem neste que será o maior palco da história do Rock in Rio, que vem com uma cenografia totalmente repaginada para essa edição, alcançando 104 metros de comprimento e 30 metros de altura, correspondente a um prédio de 10 andares.

O palco é construído em parceria com a Gerdau e o aço utilizado é 100% reciclado e eternamente reciclável. Na iluminação, os fãs têm a impressão que o palco está dançando.

Nele, passarão os headliners: Iron Maiden (2), Post Malone (3), Justin Bieber (4), Guns n’ Roses (8), Green Day (9), Coldplay (10) e Dua Lipa (11).


Dua Lipa, Cold Play e Justin Bieber

Sunset


Já no Palco Sunset, o espaço dos encontros inéditos e memoráveis está de volta e confirma os headliners: Bullet For My Valentine (2), Racionais (3), Gilberto Gil, (4) Jessie J (8), Avril Lavigne (9), CeeLo Green (10) e Ludmilla (11).

O espaço habitualmente traz shows em homenagem a um artista e desta vez amplia este conceito para um tributo inédito em tempo integral, no qual Gilberto Gil será homenageado nos sete dias de evento, seja com projeções em telão, seja no camarim e backstage.

O artista, presente na primeira edição do evento em 1985, será reverenciado pelos fãs. O show, feito especialmente para o Rock in Rio, celebrará os 80 anos do artista que convida ao palco alguns membros da própria família como Bem Gil, João Gil, Nara Gil, Flor Gil, José Gil, Marcelo Costa, Danilo Andrade, Diogo Gomes e Thiago Queiroz, para cantar seus maiores sucessos, entre eles “Esperando na janela”, “A Paz”, “Andar com fé” e “Palco”.

Luisa Sonza, Gilberto Gil e Jesse J.

Favela


O Espaço Favela chega novamente com o objetivo de exaltar talentos das comunidades e subúrbios do Rio de Janeiro. No total, são 24 bandas de diversos ritmos musicais, além de DJs e 42 bailarinos.

Entre os confirmados: o cantor Ferrugem como embaixador do palco e headliner do dia 10 de setembro, além de Gangrena Gasosa (2), PK convida MC Don Juan (3), Funk Orquestra (4), Drenna (8), MD Chefe convida DomLaike (9) e Lexa (11).


New Dance Order


Já o New Dance Order, com um conteúdo focado na música de pista para dançar, está de volta. Comandada por 60 artistas, sendo 15 deles internacionais e de 11 nacionalidades diferentes, a programação do espaço conta com 84 horas do melhor da música eletrônica global.

Entre os artistas confirmados: Steve Bicknell (2), Chris Lorenzo (3), Lost Frequencies (4), Adriatique (8), Neelix (4), Kaskade (10) e Anna (11).


Rota 85


A Rota 85, inspirada na Route 66 dos Estados Unidos, retorna em 2022 com uma cenografia baseada na primeira edição do evento, em 1985, e serve como um túnel do tempo dedicado ao ano em que o Rock in Rio ganhou vida.

Vão se apresentar no palco a cantora Betta, JP Bonfá e Pedro Mahal + Buraco Blues em todos os dias de festival. No local, elementos inspirados na época: um cinema que fará alusão ao antigo e histórico cinema Rian, que exibe conteúdos relacionados ao festival e vai levar as pessoas para uma viagem no tempo, com os lanterninhas e os baleiros.


Rock District


A famosa Rock District, que proporciona momentos marcantes para o público, chega para 2022 repleta de novidades. O local recebe 16 shows inéditos e conta com apresentações da Rock Street Band (todos os dias, exceto 2 de setembro).

Além deles, estão na lista: Oitão, Noturnall, Eminence e Sioux 66 (2); Wilson Sideral - Tropical Blues e Malvada (3); Fonk's Gang e Lucy Alves (4); Rodrigo Santos e Stormsons (8); Fernando Badauí e Deia Cassali (9); Dinho Ouro Preto, Andreas Kisser, João Barone, PJ e Liminha e Thiago Fragoso (10) e Di Ferrero e Rogério Flausino fechando dia 11 de setembro. Atrações de rua, como o ballet da Cia Nós Da Dança, Eletrika e Rodrigo Sha, também estarão presentes.


Rock Street


Já a Rock Street, que na edição passada recebeu o tema Ásia e conquistou fãs de todas as partes do Brasil e do mundo, chega repaginada com uma cenografia inspirada no Mediterrâneo.

As fachadas das casas são compostas por elementos e detalhes que fazem referências aos diversos países da região, como França, Espanha, Itália, Grécia e Portugal, que além de ser a porta de entrada para essa região, foi por onde iniciou a internacionalização do Rock in Rio, em 2004.

Várias surpresas prometem encantar e gerar uma conexão com o público, além de oportunidades de selfies imperdíveis. A Rock Street Mediterrâneo é uma atração multicultural.


Supernova


O palco Supernova, em parceria com o Filtr Brasil, traz no line-up o conceito de “Fábrica dos Sonhos”, formado não somente por artistas expoentes da música nacional, mas também por atrações já consolidadas e reconhecidas pelo público, que buscam experimentar novos caminhos em suas carreiras, seja inovando seus estilos musicais ou arriscando em outros ritmos.

Ao todo, o Supernova recebe 38 artistas, entre eles, Ratos do Porão (2), TETO (3), Lil Whind (Whindersson Nunes) (4), Francisco, el Hombre (8), Supercombo (9), Jovem Dionisio (10) e Priscilla Alcântara (11). O palco é inspirado no conceito de fábricas e trará engrenagens interativas, que se movimentarão conforme os shows.


Musical


Em uma das arenas olímpicas, na Cidade do Rock, que, na edição de 2019 teve como atração principal o musical argentino “Fuerza Bruta”, agora dá lugar a uma produção inédita e totalmente concebida e produzida pelo time criativo do Rock in Rio — um “Originals Rock in Rio”, o Uirapuru.

Com criação de Roberto Medina e direção musical de Zé Ricardo, o Rock in Rio dá vida ao musical, com duração de 25 minutos, que conta com a produção de Charles Möeller e Claudio Botelho, dois dos maiores diretores de teatro brasileiros.

São 40 bailarinos e 30 músicos a cada sessão. O público pode esperar muita tecnologia e sonoplastia similar aos musicais da Broadway para abraçar a mágica lenda de um pássaro.

Um conto que leva e inspira o bem por onde passa e que conversa diretamente com a trajetória do pilar “Por um Mundo Melhor” do festival. Para dar vida a este musical, o diretor Zé Ricardo compôs uma trilha sonora especial, a “Sou Uirapuru”, gravada pela orquestra de Heliópolis, de São Paulo, e que contou com nada menos que 70 músicos regidos pelo maestro Edilson Ventureli.

Espaço NAVE convida o público a mergulhar no vasto universo multicultural Amazônia (Foto: Natura/Divulgação)

NAVE


Ainda nas arenas olímpicas, a NAVE, experiência multissensorial co-criada pela Natura e Rock in Rio, reafirma o compromisso das marcas do festival com a construção de um futuro mais plural e sustentável. A experiência, inspirada na Amazônia, convida o público a mergulhar no vasto universo multicultural da maior floresta tropical do mundo. Os visitantes do festival irão se encantar com a abundância da Amazônia, onde serão convidados a se engajarem pelo futuro do planeta.

Há ainda o espaço Gameplay Arena, que conta com atrações das principais marcas da indústria dos jogos eletrônicos. Os fãs podem acompanhar as novidades de suas franquias favoritas e ainda disputar partidas em diversos jogos.

Além disso, conta com uma área dedicada às partidas de jogos eletrônicos, com game stations e Gamezone com máquinas vintage de pinball, arcade e outros. A arena funcionará das 14h às 22h durante os sete dias do festival.


  • O Line-up completo está no link (AQUI)

Confira outras atrações dos seis dias de Rock In Rio na galeria de imagens:

Billy Idol, Avril Lavigne e Black Panteras

Jota Quest, Maneskin e Camila Cabello

Demi Lovato, Megan Thee Stallion e Racionais


Posts recentes

Ver tudo

Per Lui