Artista plástico italiano apresenta nova exposição no CCBB BH

Foto: Raquel Guerra


Nesta quarta-feira, 21, o Centro Cultural Banco do Brasil recebe a estreia da exposição "Cor e forma: a poesia do equilíbrio". Com mais de 100 obras inéditas na capital mineira, a mostra reúne uma antologia do italiano Umberto Nigi, com esculturas sobre madeira, quadros de sua fase figurativa, nos anos 80, até passagens pelas décadas de 1990, 2000 e 2020, em que o artista plástico transita para a pintura abstrata e passa a mesclar, nas telas, materiais reciclados como areia, juta, papel, rede metálica, gesso e outros.


Ao todo, são 17 quadros figurativos históricos, 20 esculturas sobre madeira, e ainda, 29 telas sobre papel fabriano. "Obras únicas, feitas neste papel especial encontrado somente na Itália, que mesclam pintura e reciclados diversos. Já as esculturas sobre madeira têm uma particularidade. Algumas delas não são pintadas totalmente. Deixo a madeira em sua origem: parte que gosto muito, prefiro não cobrir com as minhas cores", contextualiza Umberto Nigi.

 

Os visitantes podem apreciar também 36 obras do artista dedicadas à pintura abstrata em diálogo com a juta. "O abstrato é a não representação da realidade. Cada um que olha o meu quadro, vê alguma coisa diferente, porque eu não tenho um tema. Não existe uma hierarquia entre várias partes da tela. As formas e cores não procuram existir no espaço, mas serem elas mesmas o espaço, até por isso não dou nome aos quadros", explica.


A exposição fica em cartaz até o dia 14 de novembro, de quarta a segunda, das 10h às 22h, e a entrada é gratuita. Os ingressos podem ser retirados pelo site bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB BH (Praça da Liberdade, 450 – Funcionários).


Durante o período da exposição, no dia 28.09, quarta-feira, amantes de Piazzolla e Vivaldi, podem assistir ainda ao show gratuito com o jovem acordeonista italiano Pietro Roffi e o quarteto de cordas Família Barros, a partir das 20h, no Teatro 1.


Serviço:

Umberto Nigi estreia exposição "Cor e forma: a poesia do equilíbrio" no CCBB BH

  • 21 de setembro a 14 de novembro – quarta a segunda, das 10h às 22h

  • 28.09, quarta-feira (única apresentação), às 20h – Show com Pietro Roffi e quarteto de cordas Família Barros

  • CCBB BH (Praça da Liberdade, 450 - Funcionários)

  • Classificação indicativa: livre | entrada gratuita

  • Retirada de ingresso pelo site www.bb.com.br/cultura ou na bilheteria do espaço


Mais informações sobre a exposição e o show: bb.com.br/cultura (31) 3431-9400/ Redes sociais CCBB: (Instagram) @ccbbbh @ItalyinBH/ (twitter) @ccbb_bh / (Facebook) ccbb.bh. Este projeto tem apoio do Centro Cultural Banco do Brasil e patrocínio do Consulado da Itália em Belo Horizonte.  


Posts recentes

Ver tudo

Per Lui