Ateliê da Vila é para quem gosta de aprender

Espaço no Sion, em BH, mantém uma programação diversificada de cursos e  workshops de técnicas de artes manuais, além de uma loja e um bistrô.



Um espaço de gente que gosta de aprender. Assim Cláudia Felga  resume o Ateliê da Vila, por ela idealizado e que se tornou um  lugar onde arte, cultura e design caminham lado a lado. Criado  há sete anos, o local mantém uma programação variada de  cursos e workshops, que proporcionam experiências artísticas  e culturais a todos. Há pelo menos 15 opções, entre elas cursos  de bordado, cerâmica, costura, crochê, tricô, aquarela, arranjo  florais e culinária.


O Ateliê da Vila já fez parte da escola de educação infantil da  Vila da Criança, onde alunos e professores praticavam as aulas  de artes curriculares. Mas ele ganhou vida própria e se tornou um  espaço completo para o ensino de técnicas de artes manuais para  adultos. Além disso, há uma loja, onde as cerâmicas produzidas  pelo galpão do Ateliê são comercializadas, e um bistrô, com a  oferta de pratos deliciosos preparados no local. “Em meio a argilas,  tintas, linhas e agulhas, criamos laços, descobrimos habilidades  e aprimoramos talentos”, observa Cláudia Felga.


Aberto a pessoas a partir de 12 anos, o Ateliê da Vila relaciona  áreas do conhecimento, como as artes manuais, história da arte e  design. “A gente também incentiva que as pessoas combinem as  habilidades de várias artes. Nada impede que uma pessoa que esteja  fazendo aula de costura, use botões criados no curso de cerâmica.  É importante demais esta sinergia entre as técnicas”, destaca.



O objetivo, segundo Cláudia Felga, é que uma habilidade  converse com outra. Muitas vezes a pessoa procura o ateliê para  fazer aula de um tema e se interessa por outro. A idealizadora do  projeto também ressalta a parceria com diversos atelieristas. “Há  a utilização de técnicas tradicionais, mas com leituras atuais”,  acrescenta. 


O ambiente é outro ponto de destaque do Ateliê da Vila, sejam  nas salas onde acontecem os cursos e workshops, seja na loja.  A casa de dois andares no bairro Sion é super aconchegante,  charmosa, com uma decoração que mistura o rústico e o  sofisticado, na medida certa. Sem contar a presença de muito  verde, que foram idealizados para o bem estar e propício para a  troca de conhecimentos.


A loja, em especial, se destaca pelas peças de cerâmica, que  são produzidas no galpão do Ateliê da Vila, no Jardim Canadá,  montado especialmente para este fim. Além delas, estão à venda  ainda tapeçarias e quadros bordados, produzidos por artistas  parceiros e residentes. 


Alguns artigos da loja despertaram o interesse de compradores  ilustres, como o chef francês Claude Troisgros, também  apresentador de programas de gastronomia na TV. As cerâmicas  do Ateliê da Vila estão presentes em seu bistrô Le Blonde, no  Rio. Há também produtos da marca mineira nos luxuosos hotéis  Fasano BH e Palácio Tangará, na capital paulista.


Serviço:

  • Local: Rua Pium-í, 1465, Sion, Belo Horizonte

  • Telefones: (31) 3227-4252 / 97174-3327

  • Email: atelie@ateliedavila.com

  • Instagram: @ateliedavila /@ateliedavila.ceramica

  • Informações: www.ateliedavila.com


Posts recentes

Ver tudo

Per Lui