top of page

BDMG dobra volume de financiamentos para municípios em 2022

Foto: Eugênio Sávio


O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) dobrou o volume de financiamentos destinados aos municípios no último ano, com valor total de R$ 157,2 milhões, crescimento de 103,4% se comparado ao ano anterior. Esses desembolsos se referem a 265 contratos em 219 municípios. Como importante agente do desenvolvimento socioeconômico de Minas, o BDMG está presente em 52% dos 853 municípios mineiros, sendo que em 301 dessas cidades, o banco é a única fonte de financiamento das prefeituras.


“A ampliação da presença do BDMG junto aos municípios e o aumento do volume de desembolsos foram compromissos que assumimos desde o início da nossa gestão, no ano passado. Esta atuação foi muito importante para o estado de Minas Gerais, para o desenvolvimento regional e com impactos positivos para o meio ambiente e a sociedade mineira”, afirma o presidente do BDMG, Marcelo Bomfim.


Para impulsionar o apoio aos municípios, os editais de financiamento que eram realizados a cada dois anos, tornaram-se anuais. “Essa redução de prazo entre os editais, a agilidade nos processos e o relacionamento mais próximo com as prefeituras permitiram esse crescimento relevante no volume de desembolsos para quase R$160 milhões”, explica.


Ao longo do ano passado, o BDMG procurou uma aproximação maior com os municípios por meio de capacitação e treinamentos, além de reforço na equipe comercial.


Os encontros voltados aos gestores municipais foram preparados para solucionar dúvidas sobre as linhas de financiamento oferecidas pelo banco, a contratação e o uso da plataforma digital.


Em 2022, foram realizados três encontros com a participação de representantes de mais de 200 municípios mineiros. Apenas no último treinamento, realizado em outubro, a capacitação teve com a presença de 250 agentes municipais.


Para o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinícius, a parceria com o BDMG tem sido fundamental.


“É de grande importância, para os municípios, o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo BDMG, ao longo dos anos, no fomento de políticas de desenvolvimento em centenas de cidades mineiras, propiciando melhores serviços públicos e qualidade de vida aos cidadãos. Que venham mais parcerias nesse sentido".

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page