BRAND IN: os pilares de uma marca forte



É com muita alegria que retorno ao cidade conecta à frente desta coluna de branding. Além de ser minha paixão, esse é, sem dúvidas, um dos assuntos mais importantes - e inevitáveis - da contemporaneidade, motivo pelo qual usaremos esse espaço para falar sobre tendências e atualidades do mercado.


Mas antes de tudo, preciso me apresentar para vocês. Afinal, todos nós possuímos uma Branding Persona que precisa ser trabalhada constantemente, assunto este que será, inclusive, pauta de muitas edições para frente.


Sou Co Fundadora e Diretora da Enlace Gestão, uma empresa focada em Marketing Estratégico, de Diferenciação, Branding e Conexões. Me formei há mais de 20 anos atrás em Comunicação Social, e posteriormente, realizei Pós Graduações em Marketing, Finanças e Negócios.


Antes de criarmos a Enlace, atuei em diversas companhias como Banco Itaú, Vivo Telecom, Grupo Feira Shop, Estado de Minas e TV Alterosa, nas funções de Regional, Diretora de Marketing e Executiva, morando nas cidades de Belo Horizonte e São Paulo.


Eu respiro Branding 24 horas, e aliás, isso é algo que temos em comum, ainda que você não saiba. Todos nós, mesmo sem perceber, somos diariamente impactados pelas estratégias de inúmeras empresas, que nos trazem seus propósitos e transmitem sua credibilidade e manifesto o tempo todo, conectando-se a um consumidor atento, que escolhe muito bem de quem quer consumir seus produtos e serviços.


Vivemos em um mercado interligado e fluido, onde tudo acontece em um piscar de olhos. Empresas, marcas, produtos e serviços precisam se reinventar diariamente em busca de entender este consumidor dinâmico, informado, nichado e cada vez mais online.


Inovar tornou-se mais que obrigação em um mundo de commodites, e precisamos ter um olhar disruptivo, objetivando construir marcas atemporais, bonitas e de qualidade. Este deve ser o exercício diário de qualquer empresário: a busca incansável e eternamente insatisfeita pelo novo e pelo diferenciado.


E para se destacar neste mundo BANI (que muda a todo momento) e crescer no mercado, precisamos sempre unir Branding, Inovação e Marketing. Esses três pontos devem sempre andar juntos e não são dispensáveis. Quer ver só?


Se você tem um branding forte, mas ele não traz nada de inovador, não há campanha de marketing que resista. Ao mesmo tempo, se sua marca possui uma excelente estratégia de marketing, mas não possui um propósito claro que serve de alicerce para seu Branding, esta estratégia torna-se vazia e sem sentido.


Por isso, diariamente, precisamos revisitar cada passo da construção de uma marca forte. Aquele antigo planejamento aprovado pelas companhias a cada final de ano para o ano seguinte precisa ser 100% flexível a mudanças. Ele precisa se adaptar às tendências do mercado e sempre se lembrar do propósito da sua marca, que é a base para qualquer Branding.


Não há mais espaço para amadorismo. O famoso “eu mesmo faço” para economizar o investimento em bons profissionais te tira do mercado em poucos meses. É o famoso barato que sai caro.


Então, sim, estamos em um mundo competitivo, dinâmico, globalizado e moderno. Diante disso, cabe às empresas um posicionamento que reúna autenticidade, conexão e estratégia. O consumidor já mudou, e infelizmente - ou felizmente - empresas que oferecem “mais do mesmo” serão extintas.


Entregar serviços e produtos impecáveis, treinar equipes e focar verdadeiramente no consumidor é quase uma exigência. Conhecer o seu público e saber o caminho para despertar sensações positivas é muito mais valioso do que apenas vender. Hoje, o exercício de pensar fora da caixa vale tanto quanto a sua habilidade técnica. Bem-vindo a era da experiência!


Posts recentes

Ver tudo

Per Lui