
Branding - Coffee Mais
O propósito, a experiência e a estratégia da da produtora de café.

Fim de ano é a época com energia perfeita para analisar os nossos passos, repensar sobre o que deu errado, como poderia ter sido melhor, e com base nisso, começar a traçar um plano estratégico para o próximo ano. Por isso, é sempre válido munir a mente de inspirações e pensamentos sábios, como os aqueles deixados pelos entrevistados que trago nesta coluna.
Desta vez, foi a vez do Leonardo Montesanto, CEO da Coffee Mais, uma das maiores produtoras de café do mundo, que foi criada por gente que realmente gosta e tem o café na raiz, além do desejo de levar café de qualidade por um preço justo.
Bom, e se tratando de alguém que já se destacou dentro do segundo país que mais consome café no mundo e - ficando atrás apenas dos Estados Unidos - perguntei como é saber que o sucesso foi alcançado, e ele me trouxe algo que a maioria dos empreendedores que têm sede de crescimento pensa: ainda dá para fazer mais.
E apesar de assumir desde cedo a voz da marca, ele reconhece que nada tem apenas um dedo e nenhum sucesso se constrói sozinho. Existem mãos, braços, pernas, e uma grande responsabilidade. Mesmo assim, é muito importante que os clientes saibam e se conectem com uma pessoa como CEO, para que saiba que tem com quem contar para reclamações e demais resoluções.
Quanto ao propósito da empresa, ele reafirmou o que o marketing eu sempre falo aqui: cada produto ou serviço precisa suprir uma necessidade e ser inovador. As pessoas precisam se sentir atendidas como nunca antes, e as formas de diferenciação podem variar entre fatores como preço ou novidade.
Sobre marketing, o Leonardo sente que hoje é mais difícil do que no passado, mesmo tendo mais meios para fazer marketing. Entre os desafios, citou o alto custo do marketing digital e a necessidade de uma mão de obra específica para executar a operação. Além disso, percebe que as blogueiras já não trazem mais o mesmo retorno, e os canais de comunicação como TV e rádio também são caros.
Solução? Se conectar com o cliente em vários pontos. Nenhum dos canais joga sozinho. Tem que ter um time muito antenado para saber pegar as novas “trends” que a toda hora acontece algo novo. Vivemos em um mundo dinâmico, enérgico e interconectado.
E como sabemos que um marketing assertivo é reflexo de um posicionamento bem definido, perguntei o que a Coffee Mais busca e qual é a sua visão para o futuro. Ele, então, me contou que deseja ser uma marca Premium, mas também acessível. Como nasceram com o propósito de democratizar o café no Brasil - que sempre foi exportado - querem que todos os brasileiros tomem o café que merecem, a ponto de ter orgulho do nosso país ao olhar as prateleiras de supermercados internacionais.
E isso, na realidade, é mais que um propósito para o Leonardo. É um sonho - a mais forte mola propulsora para o sucesso.