
Campeonato Mineiro de Futebol 2023 é mais curto e disputa acontece em grupos
Times da capital são os cabeças de chave na próxima temporada; VAR estará em todas as partidas

Novo formato do Campeonato Mineiro foi definido durante reunião do Conselho Arbitral da FMF (Foto: FMF/Divulgação)
O Campeonato Mineiro de Futebol de 2023 terá um formato totalmente diferente das edições anteriores. Além de mais curto, a disputa acontece em grupos – três, no total – cada um deles têm os times da capital como cabeças de chave.
O Atlético é o atual tricampeão mineiro e busca o tetra em 2023. Um dos destaques da temporada do ano que vem é que há três times da Série A, com o retorno do Cruzeiro, e um da Série B, o Tombense.
Outros times do interior também disputam as Séries C e D, portanto, a expectativa da FMF é que aconteçam disputadas mais acirradas. Embora os times de BH tenham maiores orçamentos e equipes mais fortes, portanto.
O novo esquema do torneio foi decidido durante a reunião do Conselho Arbitral, realizado a Federação Mineira de Futebol nesta segunda-feira, 24.
Atlético, Cruzeiro e América puxam a fila
Os grupos ficaram definidos em sorteio da seguinte forma:
Grupo A
Atlético
Athletic
Villa Nova
Pouso Alegre
Grupo B
América
Caldense
Patrocinense
Democrata-SL
Grupo C
Cruzeiro
Democrata-GV
Tombense
Ipatinga
Início dia 21 de janeiro
Com início previsto para 21 de janeiro, o campeonato terá os três grupos com quatro times em cada um deles. As equipes enfrentam só times dos outros grupos, com oito rodadas e, pelo regulamento, avançam para a semifinal os líderes e segundo melhor classificado no geral.
Tanto a semifinal quanto a decisão acontecem em jogos de ida e volta, ao contrário do torneio deste ano, cujo campeão saiu de partida única no Mineirão.
Para definir os rebaixados, haverá um torneio triangular com os três piores times da fase de grupos.
A FMF informou que ficará responsável pela conservação dos gramados, motivo de muitas reclamações nas temporadas anteriores. Caso determinado estádio não apresente condições ideais para a prática do jogo não poderão sediar jogos. As vistorias começaram já nesta semana.
Outra notícia importante: haverá VAR em todos os jogos. Até 2022, apenas nas partidas semifinais e final o equipamento foi instalado. As equipes do interior agradecem.