top of page

Carros elétricos podem ser recarregados com energia solar em BH


O mercado de carros elétricos segue em ascensão no Brasil e apresenta novidades na recarga por meio de energia solar. Em Belo Horizonte, por exemplo, esse método já é um realidade.


Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o país emplacou 8.460 veículos 100% elétricos em 2022, respondendo por 17% de participação entre os eletrificados (híbridos, híbridos plug-in e elétricos) vendidos. No entando, uma barreira para a aquisição do VE era até pouco tempo atrás, além do preço, que segundo os especialistas irá se equiparar aos modelos movidos a combustíveis fósseis nos próximos anos, a recarga da bateria via rede elétrica.


"Na tomada convencional de casa, o tempo médio para completar a bateria é de quatro a 13 horas, já a recarga feita em eletropontos exige menos tempo, porém ambas são formas que aumentam o consumo de energia elétrica e, consequentemente, a produção das usinas hidrelétricas", descreve o técnico eletrotécnico e técnico comercial da Loja Elétrica, Herbert Abreu.


Contudo, uma tendência promete resolver essa equação. São as vagas solares, que consistem em uma cobertura com painéis solares, com vedação UV que impede infiltração de água, para carregar a bateria dos VEs. "A energia produzida por meio dos painéis gera uma reserva mensal na rede elétrica e contribui para a redução de emissão de CO2 no meio ambiente", explica Herbert Abreu.


Para se ter uma ideia, as vagas solares, ou carport, desenvolvidas pelo departamento de pesquisa da Loja Elétrica, têm capacidade para carregar ao mês até 24 veículos elétricos cada, sem que onere a conta de energia elétrica. "Considerando as diferentes baterias dos veículos e a potência do carregador, o usuário pode levar, em média, duas horas para abastecer a bateria na vaga solar", informa o especialista.


Atualmente, a Loja Elétrica conta com dois ecopontos disponibilizados gratuitamente para os clientes na unidade do Anel (rua Professor José Vieira de Mendonça, 11, Engenho Nogueira). A previsão é que todas as suas filiais tenham vaga solar.

bottom of page