Casa Fiat de Cultura celebra 100 anos de Pasolini


Em celebração ao centenário de Pier Paolo Pasolini, a Casa Fiat de Cultura apresenta a palestra online “Pier Paolo Pasolini – Vida e Obra". Ministrada pelo professor e especialista em cinema Luiz Nazario, com mediação do curador do Cine Humberto Mauro, Bruno Hilário, a aconte nesta quaserta, 10, das 19h às 20h30, no canal da Casa Fiat de Cultura no YouTube. 


As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela Sympla.


Nazario apresenta uma visão panorâmica sobre a vida e a obra do mais polêmico e censurado escritor e cineasta italiano, com destaque para sua juventude vivida sob o fascismo, sua paixão pela cultura popular, seus escândalos sexuais, a presença do Sagrado em sua obra, sua visão da mutação antropológica do povo italiano e sua morte violenta.


No centenário de Pasolini, o professor reafirma a importância do cineasta, escritor e poeta. “Ele introduziu a homossexualidade popular na literatura e no cinema italianos. Criou uma fascinante teoria da vida, uma semiologia da realidade fundamental para a compreensão do mundo contemporâneo, e ousou exprimir sua visão de mundo freudo-marxista em um país católico-fascista”, analisa.


Nazario reflete sobre a observação do cineasta alemão Werner Schroeter: “Se hoje Pasolini é visto como santo, quando vivo era visto como um porco”. À época de sua morte, o assassinato foi celebrado, com piadas até mesmo em grandes veículos de comunicação. “Pasolini foi assassinado culturalmente, antes de ser assassinado fisicamente”, afirma, recordando a espantosa crônica dos linchamentos morais e processos judiciários que sofreu, compilada e publicada por sua amiga Laura Betti.


A palestra é uma realização da Casa Fiat de Cultura, do Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro, do Consulado da Itália em Belo Horizonte, da Fundação Clóvis Salgado e do Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com o patrocínio da Fiat, do Banco Safra e da Usiminas, e co-patrocínio do Grupo Colorado. O evento tem apoio institucional do Circuito Liberdade, além do apoio do Programa Amigos da Casa, da Brose do Brasil e do Instituto Usiminas.


Serviço:


Palestra online “Pier Paolo Pasolini – Vida e Obra”

  • Convidados: professor e especialista em cinema Luiz Nazario, com mediação do curador do Cine Humberto Mauro, Bruno Hilário

  • 10 de agosto de 2022, às 19h

  • Transmissão online no canal da Casa Fiat de Cultura no YouTube

  • Inscrição gratuita pela Sympla: https://bit.ly/PalestraPasolini


Casa Fiat de Cultura

  • Circuito Liberdade

  • Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG


Horário de Funcionamento

  • Terça-feira, das 10h às 21h

  • Quarta a sexta-feira, das 10h às 19h

  • Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h



A NOTÍCIA QUE FAZ BEM AO SEU DIA!

OFERECIMENTO

1/1