Claro sai na frente e anuncia chegada do 5G em BH

Em evento no Fasano BH, executivos da operadora apresentam os detalhes da nova revolução da tecnologia digital disponível apenas para celulares compatíveis.



A tecnologia 5G começa nesta sexta-feira, 29, a estar disponível em Belo Horizonte. Mas apenas a operadora Claro saiu na frente e anuncia que todos os seus clientes que possuem o celular compatível poderão ter acesso às vantagens. Nesta semana realizou um evento no Fasano BH para apresentar o novo benefício. 

Inicialmente são 17 bairros da capital com este acesso. Veja quais: Savassi, Lourdes, Santo Agostinho, Boa Viagem, Ouro Preto, Bandeirantes, São Bento, Barragem Santa Lúcia, Minaslândia, Alípio de Melo, Manacás, Providência, São Gonçalo, São Bernardo, Heliópolis, Paraíso e Hospital da Baleia. O Buritis é o próximo da lista. 


Com o nome comercial de 5G+, a nova marca da Claro atua na faixa de 3,5GHz e não vai exigir nenhuma alteração de contrato. Basta ter o aparelho compatível e em área com cobertura pela tecnologia.

Segundo a empresa, o 5G+ traz mais velocidade e uma evolução para casos de negócio que necessitam maior capacidade de dispositivos conectados e latência ultrabaixa. Essa proposta é ideal para atender às necessidades do mercado B2B (empresas para empresas) e aplicações que devem ser desenvolvidas no futuro, inclusive a Internet das Coisas.


A expectativa inicial é do alcance de velocidades entre 600 Mbps e 800 Mbps, chegando até 1 Gbps, conforme o tamanho da célula e da quantidade de terminais com uso simultâneo naquele momento. De acordo com o relatório recentemente disponibilizado pela Ookla, as conexões 5G DSS no Brasil ofereciam o dobro da velocidade das redes LTE (4G ou 4.5G). 


Atualmente, 70% dos aparelhos vendidos pela Claro são compatíveis com o 5G+ ou o equivalente a 2,3 milhões de smartphones compatíveis em operação em sua rede. A operadora já possui cerca de 50 aparelhos com acesso do 5G em seu portfólio, com smartphones a partir de R$1.299, no plano pós-pago e com opção de parcelamento a longo prazo. 


O presidente da Claro, José Félix, afirma que se trata de mais um passo em um universo vasto e de possibilidades, muitas ainda nem pensadas. “A disponibilização do 5G+ abre portas para novas discussões; oportunidades em negócios, serviços, comunicações; acelera a digitalização; além de impulsionar a criação de aplicações que irão fazer diferença na vida das pessoas e tornar o dia a dia mais divertido e produtivo. Mas, é só o início. Temos um longo e desafiador caminho pela frente”, avalia.


Segundo ele, a Claro tem investido em Minas Gerais, como a aquisição de parte da Oi Móvel. A integração vem para beneficiar os veteranos e os novos clientes. 

CONCORRENTES


As concorrentes da Claro também se posicionam quanto ao início da operação na faixa 5G. A Tim, por exemplo, informa que também vai liberar a tecnologia em BH a partir desta sexta para 56 bairros e promete liberação em outros 70 para as próximas semanas. Os clientes que possuem um celular compatível com o 5G devem solicitar a liberação nos canais de atendimento da operadora. 


A Vivo, por sua vez, diz estar pronta para ativar nas capitais caso haja viabilidade de liberação das radiofrequências. Mas não fornece maiores detalhes sobre o tema.


Foto: Studium