Comemorações do Dia do Pão de Queijo têm receitas especiais e até distribuição no Mercado Central

Criada no século 18 nas fazendas do interior, iguaria é famosa no Brasil e no mundo como produto genuinamente mineiro

O pão de queijo faz parte da história de Minas (Foto: Ricardo Bacelar)


Iguaria associada a Minas Gerais, o pão de queijo é tão importante para a história do Estado que ganhou até um dia especial, comemorado neste 17 de agosto. Os relatos são de que a receita foi criada nas fazendas mineiras, no século 18, quando as cozinheiras utilizavam a farinha de mandioca – que mais tarde veio a ser chamada de polvilho – no lugar da de trigo, considerada na época de baixa qualidade. As mestres da cozinha usavam a sobra do queijo, resultado da raspagem do produto para ficar com aparência arredondada.

O certo é que nosso “pãozim di quejo” merece de todos os louros e no seu dia há muitas celebrações por aí.

Uma delas é na Praça da Liberdade. A partir de hoje até 20 de agosto, a Muzak Promoções, com apoio da Belotur e da Teriacafé Cafeteria, promove a 1ª Semana do Pão de Queijo na cafeteria, que fica no MM Gerdau. O evento reúne 10 estabelecimentos com receitas especiais para o público saborear o tradicional pão de queijo de uma forma bem especial, acompanhada de pockets shows.


Degustação e shows


O público poderá degustar e adquirir os produtos expostos, além de curtir e prestigiar apresentações acústicas de músicos instrumentistas de Belo Horizonte. A Semana do Pão de Queijo prevê também a votação da melhor receita por meio de um aplicativo e, ao final, um júri vai escolher as melhores.

Outra homenagem ao pão de queijo vem dos estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da Faculdade Senac de Belo Horizonte. Os alunos vão colocar produzir e distribuir 2 mil pães de queijo para o público que circula no Mercado Central da capital mineira, a partir das 9h deste dia 18 de agosto.


Experiência didática


A coordenadora de Extensão e Iniciação Científica da Faculdade Senac Minas, Cristiana Gomes Ferreira Lopes, afirma que, além de destacar a culinária mineira, celebrar o pão de queijo é uma oportunidade para proporcionar uma experiência didática diferenciada para os graduandos do curso de gastronomia.

“As ações dão ênfase aos aspectos teóricos e práticos implicados na temática do pão de queijo que é tão relevante para a gastronomia e cultura de Minas Gerais”, observa.

Já a docente do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da instituição, Carolina Figueira da Costa, explica que não é possível identificar uma origem e um momento histórico exato da invenção do pão de queijo.

“Essa iguaria aparece em diversos livros, cadernos de receitas e receituários especialmente a partir do século 19 e no século 20”, conta.

A dificuldade em delimitar uma origem precisa do pão de queijo e a necessidade de mais estudos com esse objetivo estimularam a criação do projeto que pesquisa receitas da iguaria. Como resultado da investigação, a equipe formada por alunos e docentes vai produzir e lançar, em breve, um e-book sobre o tema.

Segundo a especialista, o pão de queijo é o resultado da soma da influência ameríndia que já cultivava a mandioca e utilizava seus subprodutos, como o polvilho, com a influência portuguesa, que trouxe com a colonização as técnicas de criação de gado e produção de leite e queijo.

“Ele carrega sentidos de uma representação da cultura mineira”, aponta Carolina. “Apesar de tecnicamente estar mais próximo do que se convenciona chamar de biscoito, o pão de queijo leva o nome de pão porque chamamos de pão um alimento que é importante e identitário para nossa sociedade e cultura”, ressalta.


Serviço


1ª Semana do Pão de Queijo

  • Data: 17 a 20 de agosto

  • Local: Teriacafé Cafeteria - Museu das Minas e do Metal, Praça da Liberdade, 680, Funcionários

  • Horário: 17, 19 e 20 de agosto das 12 às 18 horas, e no dia 18 de agosto, das 12 às 22h


Distribuição de Pães de Queijo – ação do Senac de Belo Horizonte

  • Data: 17 de agosto

  • Local: Mercado Central, Av. Augusto de Lima, 744, Centro

  • Horário: 9h às 10h e das 15h às 16h



Posts recentes

Ver tudo

Per Lui