Comida de Vó: novo programa da Globo traz sabor, histórias e tradição

O cheiro da rosquinha saindo do forno. O gosto inconfundível do tempero do feijão. É difícil encontrar um neto que não se lembre com carinho de algum prato preparado pela avó.
Comida afetiva, uma boa história e carinho traduzido em sabor. É assim que o programa "Comida de Vó" chega às telas da Globo na tarde do próximo sábado, 22. Tudo isso sob o comando da apresentadora Dona Dirce, de 75 anos.
Diretamentede Uberlândia, Dona Dirce se tornou influenciadora digital há apenas três anos e coleciona 1 milhão de seguidores no TikTok e mais de 300 mil no Instagram. Todos são chamados carinhosamente por dona Dirce de "seguinetes". Culinária e afeto são os principais assuntos do programa, mas 'Comida de Vó' chama a atenção também para temas como etarismo e empoderamento feminino, que marcam a essência da apresentadora-influencer, admirada por celebridades como a atriz Cláudia Raia e a cantora Luisa Sonza.

Os convidados do programa - que será veiculado em quatro episódios -, são netos com forte ligação afetiva com suas ancestrais, inclusive com carreiras influenciadas por essa relação. Cada um leva para o 'Comida de Vó' uma receita mineira mergulhada em "causos" que prendem a atenção do telespectador. Enquanto vai cozinhando, Dona Dirce entrevista esses netos sobre assuntos despretensiosos que ativam a memória afetiva de quem ouve a conversa.
A ideia é reunir a família em frente à TV para relembrar momentos saborosos com as avós em todos os sentidos. O Comida de Vó valoriza a gastronomia mineira, protagonizada por muitas avós em nosso Estado, mas pretende destacar muito mais as pessoas que criaram ou transmitiram essas receitas, que são as avós", explica Anaísa Toledo, idealizadora e diretora do programa.
Além dos convidados no estúdio, há participações em vídeo como a da atriz e humorista Nany People, criada na cidade de Poços de Caldas. E para não esquecer que a apresentadora-influencer "nasceu" nas redes sociais, Dona Dirce interage com autores de vídeos que viralizaram na internet, como do 'Mineiro do Queijo', sempre destacando as avós por trás das histórias.