Copa do Mundo em grande estilo

Arquiteta dá dicas de decoração e ensina como separar um  espaço para assistir aos jogos com amigos e familiares.



Em 21 de novembro,  iniciam-se os jogos da  Copa do Mundo no Catar, no Oriente Médio. Como  nem todos podem ir até  o país-sede, o jeito é torcer em casa pela Seleção. Melhor ainda. Esse é um  momento em que os bra- sileiros podem aproveitar  para decorar o espaço para  a torcida ser ainda mais  calorosa. 


Nesta entrevista ao CIDADE CONECTA, a  arquiteta Germana Lara  ensina como separar um  espaço para assistir aos  jogos, em grande estilo, com amigos e familiares.


O que levar em conta  na hora da decoração?


Não tem como falar  desse assunto sem pensar  em festa, uma televisão  grande, comida e coisas  coloridas. Mas é preciso  planejar. Primeiro, pensar  quantas pessoas vão assistir aos jogos para saber a  quantidade e dimensão  do sofá e assentos.

Outro  ponto é o tamanho da  televisão. Ela deve ser  adequada ao espaço e a  distância do sofá. Por isso,  a importância de ter um profissional para te auxiliar nesses detalhes.


Para aqueles que  querem receber os  amigos nos dias de  jogos, mas não abrem  mão do conforto. Qual  a dica?


As cores da bandeira e  dos uniformes não podem  faltar. Se você vai receber amigos em casa para  assistir aos jogos do Brasil, é importante que crie  um espaço bem agradável para que todos sintam-se  acolhidos e bem à vontade. Por isso, é válido apostar  em uma decoração perso- nalizada para a Copa. Você  pode colocar bandeiras,  decoração da mesa, capas  e almofadas. Também é válido trocar mobílias  pensando num sofá con- fortável se for sala de TV. A profundidade ideal de  um sofá é de no mínimo 58cm e no máximo 1m. Germana também orienta  que a utilização de cerve- jeira para manter as bebidas na temperatura ideal,  sem congelar, é a melhor  escolha. Máquina de gelo  para quem gosta de fazer  drinques também. Uma  churrasqueira lembra  muito os dias de jogos,  portanto, igualmente bem-vinda. Outra dica  legal: mesa posta nas cores  verde-amarelo e copos de  acrílico personalizados.


Também é possível  aproveitar o embalo  para renovar a decoração da casa?


Deixe um espaço livre  para colocar mais cadeiras nos dias dos jogos e  não encher a sala. Isso é importante.


Como é esse processo?


Cada projeto é único,  por isso, somente um especialista conseguirá definir a melhor opção para o seu  espaço e atender o que  procura. “O principal é a estrutura do seu espaço. Se puder concentrar tudo  na área gourmet, com sala  de TV, é o ideal. Atentar posição da televisão, local onde as pessoas não fiquem passando, altura ideal da tela. Isso tudo é definido durante a visita  do arquiteto responsável.


Quais medidas precisam ser seguidas à risca?


Os televisores que ficam fixados em painéis  ou paredes, devem estar posicionados numa altura de 1,20m a 1,50m, com base da medida do chão até o meio do televisor. A distância ideal entre a TV e o sofá também é um ponto importante a se considerar. Uma TV de 46 polegadas, por exemplo: distância mínima de  1,75m; distância máxima 3,5m. Já uma TV de 60 polegadas: distância mínima 2,2m; distância máxima 4,6m.