Copo Lagoinha ganha homenagem em ação do Modernos Eternos

O ícone da cultura de BH vira matéria-prima e inspiração para obras inéditas de 20 artistas, arquitetos e designers.



A mostra Modernos Eternos, que termina no próximo dia 7 de julho, tem uma ação que presta homenagem ao copo lagoinha, um verdadeiro patrimônio da cultura belo-horizontina. Presente desde a boemia dos bares até a gastronomia, seja trazendo café quente, bebida gelada ou nossa cachaça foi criado em 1947 por Nadir como copo americano, mas aqui ganhou este apelido.


O nome Lagoinha já é oficialmente reconhecido pela fabricante, após petição popular em referência ao bairro boêmio da capital mineira de mesmo nome onde, na década de 1940, o copo foi apresentado e vendido à clientela dos bares, pela primeira vez, em Belo Horizonte


Com curadoria de Marcos Esteves, a Ação Street, atração dentro da exposição, convidou 20 artistas plásticos, arquitetos e designers para criar obras conceituais usando o copo como matéria-prima e inspiração. “A proposta foi trazer diferentes olhares e estéticas para esse objeto que é um símbolo tão forte. Todos os criadores são de Belo Horizonte e trazem suas vivências e percepções da cidade em trabalhos inéditos”, adianta Marcos.


Para criar as obras, os participantes receberam copos fornecidos pelo fabricante Nadir e estruturas em metal da Gerdau desenvolvidas pela Accero. Cada um ficou livre para desenvolver sua proposta, no formato ou suporte preferido, apenas com o desafio de representar nossa história.


“Cada artista foi trabalhando à sua maneira, e temos resultados muito interessantes e diferentes que vão desde esculturas mais tradicionais, até um lustre feitos com copos lagoinha e instalações em grande escala”, conta o curador.

Entre os convidados estão o urbanista João Diniz, pesquisador da Baixo Centro de BH; o escultor Ricardo Carvão Levy, autor do "Monumento à Paz", na Praça do Papa; e a designer e arquiteta Juliana Vasconcelos, reconhecida internacionalmente por seu mobiliário.


SERVIÇO

Modernos Eternos 2022

Data: até 7 de julho

Horários: Terça a sexta, 15h às 22h; Sábado, 13h às 22h e Domingo, 13h às 19h

Local: Edifício P7 Criativo, Rua Rio de Janeiro, 471 - Centro (Praça Sete)

Ingressos: www.modernoseternosbh.byinti.com

Informações: (31) 97244-2727

Instagram: @modernoseternosbh



Fotos: Divulgação CC / Romano Comunicação