Corte Eleitoral elege presidente e vice do TRE-MG para coordenarem as eleições gerais de 2022

Desembargadores Maurício Soares e Octavio Boccalini tomam posse no próximo dia 15 de junho.



Os desembargadores Maurício Torres Soares e Octavio Augusto De Nigris Boccalini foram eleitos presidente e vice-presidente/corregedor eleitoral do Tribunal Regional eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), respectivamente. Eles tomam posse no dia 15 de junho e serão os responsáveis pelas eleições gerais deste ano.

A escolha se deu por unanimidade entre os integrantes da Corte Eleitoral, durante votação na sede do Tribunal. Maurício Soares irá substituir o atual presidente, desembargador Marcos Lincoln. Octávio Boccalini entrará no lugar de Maurício Soares, que é o atual vice.

Maurício Soares agradeceu a confiança dos colegas da Corte Eleitoral e adiantou os principais desafios de sua gestão, como coordenador das próximas eleições. “Temos três grandes desafios. O primeiro é enfrentamento das fake news. O segundo é a defesa da confiabilidade das urnas eletrônicas e o terceiro serão as restrições que a pandemia ainda impõe diante de situações de aglomeração”, observou.

O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, juiz titular da Corte Eleitoral, destacou que os desembargadores eleitos são verdadeiros espelhos para a Magistratura mineira.

“Juízes que estiveram nos rincões do nosso Estado, conhecendo bem o povo mineiro. Desejo a ambos que as ideias de democracia, liberdade e, sobretudo, de respeito à vontade popular estejam plantadas e florescendo no coração de vocês”, ressaltou.

QUEM SÃO

O desembargador Maurício Torres Soares é natural de Caratinga (MG). Formou-se em Direito, pela PUC Minas, em 1986. Foi assessor de juiz no Tribunal de Alçada de Minas Gerais, entre 1989 e 1992. Foi procurador do município de Belo Horizonte, de janeiro a julho de 1993, e entrou para a magistratura no mesmo ano.

Como magistrado, atuou nas comarcas de Januária, Nova Serrana, Itambacuri, Abre Campo, Viçosa, Contagem e Belo Horizonte. Tomou posse como desembargador do TJMG em setembro de 2015. Exerceu de 2021 a 2022 o cargo de vice-presidente do TRE-MG e Corregedor Regional Eleitoral. Foi vice-presidente de Saúde e presidente da Amagis.

O desembargador Octavio Augusto de Nigris Boccalini é graduado em Direito pela Universidade Católica de Direito de Santos/SP – Unisantos, em 1984. Mestrando em Processo Civil pela PUC Minas. Foi juiz nas Comarcas de Silvianópolis, São Gonçalo do Sapucaí, Pouso Alegre, João Pinheiro, Espinosa, Monte Azul, Itajubá e Belo Horizonte.

Ele compõe também o Conselho da Magistratura do TJMG (biênio 2020/2022). Atualmente, é superintendente de Gestão Predial do TJMG e diretor de Patrimônio da Amagis. Integra a Magistratura mineira há 30 anos, dos quais 12 anos também dedicados à Justiça Eleitoral.

Foto: Tiago Parrela