
De S-Way a Guarani: Romeu Zema conhece projetos inovadores da Iveco
Recepcionado pelos executivos italianos, governador de Minas Gerais tem a oportunidade de guiar o novo caminhão produzido em Sete Lagoas

Em visita ao complexo industrial do Iveco Group em Sete Lagoas (MG) nesta semana, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, viu de perto as soluções de propulsão da FPT Industrial, como o XC13, primeiro motor de plataforma multicombustível, do diesel ao gás natural – incluindo o biometano – hidrogênio e combustíveis renováveis.
Zema foi recepcionado pelos presidentes das nossas marcas na América Latina: Marcio Querichelli (Iveco), Marco Rangel (FPT Industrial) e Humberto Marchioni Spinetti (IDV). Ele também conheceu as linhas de montagem da Iveco e da IDV onde são produzidos veículos comerciais, como o S-Way, e veículos de defesa, como o Guarani. O governador teve a oportunidade de dirigir o caminhão e andar no blindado guarani em uma rodada de testes realizada no Campo de Provas.
De acordo com Marcio Querichelli, para os próximos cinco anos o planejamento é triplicar o número de veículos emplacados. Somente em dezembro, a empresa comercializou 2,5 mil unidades, entre caminhões e ônibus. Foi o melhor dezembro da Iveco desde 2011.
O governador afirmou que Sete Lagoas é uma das cidades que mais crescem em Minas e que o governo está fazendo tudo que é possível para que o desenvolvimento seja contínuo. “Fico muito satisfeito de ver que a Iveco está crescendo acima da média do mercado. No que depender do Estado, a montadora continuará em expansão”, disse.
O chefe do Executivo estadual visitou a Iveco Veículos de Defesa no Brasil, que fabrica o VBTP-MR Guarani, fruto da parceria entre a Iveco e o Exército Brasileiro. O Guarani é um blindado anfíbio com capacidade para até 11 tripulantes. A Iveco é a única empresa que fabrica veículos blindados de Defesa da América Latina.
No final de dezembro de 2022, a Iveco assinou o contrato de fornecimento do Centauro 2, viatura blindada de combate de cavalaria. De acordo com a licitação, serão produzidas 221 unidades, até 2040, também para o Exército. O contrato é de R$ 4,2 bilhões.
Fotos: Divulgação/ Iveco