De visual renovado, Sportage fica mais eficiente

SUV da Kia Motors se destaca pelo design e acabamento, mas é o motor híbrido leve seu principal atributo.



A quinta geração do SUV Sportage, da Kia Motors coreana, não mudou apenas no design externo. Está mais atual também em termos de acabamento interno, ganhou novos conteúdos e agora é híbrido. Isso mesmo: elétrico e a combustão, mais

especificamente, a gasolina.


O modelo é mais um da lista de avaliações do CIDADE CONECTA. Ao final de alguns dias com uma versão EX Prestige - top de linha que custa R$ 260 mil -, saímos satisfeitos.


Vamos começar de fora para dentro?

A grade está maior e tem acabamento em preto brilhante, e o farol principal ocupa as extremidades da dianteira do SUV. Enquanto a luz diurna de LED contorna toda a peça – deixando o veículo com um visual bem moderno.


Essa versão avaliada possui rodas aro 19 polegadas e conta com detalhes em preto brilhante nas molduras das caixas de roda e na base inferior das portas. Isso chama sofisticação.


A traseira tem estilo bem clean com lanternas recortadas que se ligam por um detalhe em preto. Já o porta malas ganhou mais capacidade em relação a versão anterior, tendo agora 562 litros. Não chega a ser os 600 litros do novo SUV da Fiat Fastback, que tem 600 litros. Mas é bem generoso também.


Vamos pular para dentro?

No interior, temos um acabamento maravilhoso que mistura tecnologia e requinte. Destaque no painel que tem duas telas de 12,3 polegadas – uma delas serve como quadro de instrumentos e a outra como central multimídia.


No console central temos tudo do bom e melhor. Os comandos são touch screen, há entradas USB, carregamento por indução, aquecimento e ventilação dos bancos dianteiros e seletor de câmbio giratório.


Como é sob o capô?

O desempenho do novo Sportage merece um destaque. Ele vem com um conjunto híbrido leve, que inclui motor 1.6 turbo a gasolina de 180 cv e 27 kgfm acoplado ao câmbio de dupla embreagem e sete marchas. Além de um sistema híbrido MHEV 48V (Mild Hybrid Electric Vehicle), Smartstream.


E o que significa esta palavra em inglês?

Explicamos: trata-se uma geração de trem de força que incorpora os esforços da empresa sul-coreana para liderar o próximo movimento de mobilidade do mundo. Segundo a Kia, responde às necessidades diversas e divergentes dos condutores, enquanto os HEVs (Hybrid Electric Vehicles) e os PHEVs (Plug-in Hybrid Electric Vehicles) ainda buscam mais acessibilidade.


O sistema de comando desse motor é composto por DOHC de 16 válvulas e por E-CVVT, acrescido do Comando de Válvulas de Duração Variável (CVVD). Isso permite o modo de condução denominado “Velejar”.


Ele “desliga” o propulsor por completo em situação de rodagem plana e entra em ação o sistema híbrido. Nas subidas, quando o motor necessita de mais força, ele volta a funcionar, mas prioriza eficiência e menores índices de emissões. Resultado: o Sportage consome menos combustível. Segundo dados do Inmetro, ele faz 11,5 km/l na cidade e de 12,1 km/l na estrada, sempre abastecido com gasolina.



Ficha técnica


Motor

Tipo: 4 cilindros em linha, gasolina, 16V, injeção direta, turbo / híbrido leve

Cilindrada: 1.598 cc

Potência: 180 cv a 5.500

Torque: 27 kgfm a 1.500 - 4.500 rpm


Dimensões

Comprimento: 4.515 mm

Largura: 1.865 mm

Altura: 1.650 mm

Entre-eixos: 2.680 mm

Peso: 1.574 kg

Porta-malas: 562 / 1.751 litros

Tanque: 54 litros


Preço

EX Prestige: R$ 259.990,00

FONTE: Kia




Posts recentes

Ver tudo

Per Lui