top of page

De volta! Circuito de rua no entorno do Mineirão pode sediar corrida de categoria do automobilismo

PBH e promotores locais negociam com a Vicar para a realização, na capital mineira, de uma das etapas da temporada da Stock Car Pro Series a partir de 2024

Neste ano, a temporada da Stock Car terá 13 provas (Foto: Duda Bairros)


Principal categoria do automobilismo nacional, a Stock Car Pro Series pode estar de volta a Minas Gerais depois de sete anos. A prova deve ser disputada em circuito de rua, provavelmente no entorno do Mineirão, segundo reportagem publicada no site da Rádio Itatiaia, nesta terça-feira, 28, assinada pelo radialista João Vítor Xavier, que também é deputado estadual.

O responsável pela façanha é o advogado Sérgio Sette Câmara que, nesta semana, anunciou a assinatura de um acordo com a Vicar, dona da Stock Car Pro Series no Brasil para cinco temporadas, a começar por 2024. “Há realmente uma conversa com a Prefeitura de BH, através de um promotor local, mas para uma corrida em 2024 ou adiante. Nada está certo ainda, estão em negociação”, revelou ao CIDADE CONECTA o assessor de comunicação da Vicar, Rodolpho Siqueira.


15 milhões


Segundo o site da Itatiaia, o projeto foi apresentado ao prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, a Secretária de Esportes, Adriana Branco e ao presidente da Câmara, Gabriel Azevedo nesta segunda, 27. A previsão é um investimento que viria da iniciativa privada de R$ 15 milhões.

A estrutura será do nível que a Stock exige para suas provas, sejam elas em autódromo ou em circuitos urbanos, como já ocorreu em Salvador e no Rio, dentro do Aeroporto do Galeão. Devem ser montadas arquibancadas para até 100 mil pessoas, além de camarotes, área de paddock, boxes e áreas VIP. Tudo isso entorno do Estádio do Mineirão, hoje administrado pela Minas Arena.

Também foi ventilada a possibilidade da prova ser nos arredores da Cidade Administrativa, na região de Venda Nova. Mas a ideia foi descartada em função da dificuldade em se fechar uma rodovia que dá acesso ao Aeroporto de Belo Horizonte, em Confins, e também porque a região da Pampulha é muito mais atrativa em termos turísticos.


Curvelo


Não será a primeira vez que Minas sedia uma prova da Stock Car. Em 2016 e 2017, a Vicar chegou a realizar etapas no Circuito dos Cristais, em Curvelo, a 170 quilômetros da capital. Contudo, a falta de hotéis e infraestrutura na cidade e a distância do centro de BH fizeram com que os organizadores desistissem da competição mineira, apesar da pista ser homologada para a categoria e considerada uma das mais seguras do País. O próprio piloto Rubens Barrichello, que hoje corre na Stock Car, deu sugestões de mudanças no traçado de Curvelo para tornar a corrida mais competitiva e segura.

O fato do advogado e ex-presidente do Atlético Sérgio Sette Câmara estar à frente do projeto da Stock em BH faz todo sentido. Seu filho, homônimo do pai, é piloto de automobilismo. Já correu na Europa e hoje participa da Fórmula E que, neste ano, aliás, terá uma etapa em 27 de março em um circuito de rua em São Paulo, passando pelo sambódromo do Anhembi.

Na entrevista ao site da emissora mineira, Sette Câmara ressaltou que a ideia é dar a Belo Horizonte um evento de primeiro mundo. “Mais que uma corrida, será uma experiência para a cidade, como já acontece lá fora. Haverá shows, eventos, oportunidade de relacionamento e negócios”, ressaltou o advogado.

A Stock Series tem pilotos brasileiros que já correram na Fórmula 1 e em outras categorias interacionais. Entre eles estão Felipe Massa, Rubens Barrichello, Tony Kanaan e Nelsinho Piquet. As provas e os treinos são transmitidos pela Band (TV aberta), além dos canais por assinatura SporTV e Band Sports.


Calendário 2023


Para 2023, o calendário da Stock Car Pro Series já está praticamente fechado:


  • 1ª etapa – 2 de abril – Goiânia

  • 2ª etapa – 23 de abril – Interlagos

  • 3ª etapa – 21 de maio – Rio Grande do Sul

  • 4ª etapa – 18 de junho – Brasília ou Paraná

  • 5ª etapa – 9 de julho – Interlagos

  • 6ª etapa – 6 de agosto – Velocitta

  • 7ª etapa – 27 de agosto – Goiânia

  • 8ª etapa – 17 de setembro – Rio Grande do Sul

  • 9ª etapa – 8 de outubro – local a confirmar

  • 10ª etapa – 29 de outubro – Velocitta

  • 11ª etapa – 26 de novembro – Brasília

  • 12ª etapa – 17 de dezembro – Interlagos

bottom of page