Dia da Água: saiba como economizar e reduzir conta
Algumas medidas práticas no dia a dia podem reduzir o consumo de água.

Nesta quinta-feira, 22, é celebrado o Dia Mundial da Água. A data que foi oficialmente nomeada pela ONU, através da resolução A/RES/47/193, tem como objetivo chamar atenção da população para a importância da água doce e defender o manejo sustentável dos recursos hídricos.
A gestão da água impõe um equilíbrio entre sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social. Justamente por isso, economizar um dos principais recursos naturais do planeta é tão importante. Sendo assim, o CIDADE CONECTA traz uma dica para diminuir os gastos na hora de realizar uma das tarefas domésticas que gera o maior gasto de H20: a lavagem de roupas.
Lavar roupas, ato fundamental da rotina humana, ocasiona um gasto significativo a cada ciclo em máquinas tradicionais, podendo chegar a 196 litros. Dessa forma, se uma pessoa que lava roupas duas vezes por semana, ao fim do ano terá gasto quase 19 mil litros de água.
Nesse contexto, lavanderias self-service podem ser uma alternativa econômica, já que para a essa mesma quantidade de lavagens por ano gastaria apenas 5 mil litros, uma economia de aproximadamente 13 mil litros de água.
"É importante entender como pequenas mudanças na rotina podem impactar diretamente em nosso coletivo. Ao lavar roupas em lavanderias a economia não é somente monetária. Enquanto o consumo com as máquinas domésticas é alto, na Lavô, por exemplo, ele pode reduzir mais que a metade, chegando a 56 litros por lavagem. Além disso, os equipamentos consomem apenas 2 watts por ciclo, contra 9 watts da máquina doméstica", afirma Angelo Max Donaton, CEO da Lavô, maior rede de lavanderias self-service do país.
Confira outras maneiras de economizar água e reduzir sua conta
Colete a água da chuva: Se possível, tenha uma cisterna em casa ou use algum recipiente para coletar a água da chuva. É importante que tudo esteja bem tampado, para evitar a proliferação de mosquitos que propagam doenças, como a dengue. Nada de tampas soltas, lona, madeiras ou telhas. A água da chuva pode ser utilizada para descarga, limpeza do quintal, do carro e do chão de casa, por exemplo. Porém, não é apropriada para consumo humano ou de animais, pois a água da chuva traz resíduos da atmosfera – fervê-la simplesmente não adianta. Se ela passa pelo telhado e pela calha antes de cair no recipiente em que será armazenada, é ainda pior. Atenção: o período máximo de armazenamento da água da chuva é de quatro dias.
No banho: Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo pode cair de 180 para 48 litros.
Ao escovar os dentes: escove os dentes e enxague a boca com a água do copo. Assim você economiza 3 litros de água.
Na descarga: Verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário.
Na torneira: Fique atento se a torneira não continua pingando água mesmo quando fechada. No período de um ano, ao menos 16 mil litros de água limpa são desperdiçados pelo mau fechamento das torneiras.
Na caixa d’água: Não a deixe transbordar e mantenha-a tampada.
Na lavagem de louças: Lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxague tudo de uma vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheio.
Regar jardins e plantas: No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Use mangueira com esguicho-revólver ou regador.