top of page

Dia da Água: saiba como economizar e reduzir conta

Algumas medidas práticas no dia a dia podem reduzir o consumo de água.





Nesta quinta-feira, 22, é celebrado o Dia Mundial da Água. A data que foi oficialmente nomeada pela ONU, através da resolução A/RES/47/193, tem como objetivo chamar atenção da população para a importância da água doce e defender o manejo sustentável dos recursos hídricos.


A gestão da água impõe um equilíbrio entre sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social. Justamente por isso, economizar um dos principais recursos naturais do planeta é tão importante. Sendo assim, o CIDADE CONECTA traz uma dica para diminuir os gastos na hora de realizar uma das tarefas domésticas que gera o maior gasto de H20: a lavagem de roupas.


Lavar roupas, ato fundamental da rotina humana, ocasiona um gasto significativo a cada ciclo em máquinas tradicionais, podendo chegar a 196 litros. Dessa forma, se uma pessoa que lava roupas duas vezes por semana, ao fim do ano terá gasto quase 19 mil litros de água.


Nesse contexto, lavanderias self-service podem ser uma alternativa econômica, já que para a essa mesma quantidade de lavagens por ano gastaria apenas 5 mil litros, uma economia de aproximadamente 13 mil litros de água.


"É importante entender como pequenas mudanças na rotina podem impactar diretamente em nosso coletivo. Ao lavar roupas em lavanderias a economia não é somente monetária. Enquanto o consumo com as máquinas domésticas é alto, na Lavô, por exemplo, ele pode reduzir mais que a metade, chegando a 56 litros por lavagem. Além disso, os equipamentos consomem apenas 2 watts por ciclo, contra 9 watts da máquina doméstica", afirma Angelo Max Donaton, CEO da Lavô, maior rede de lavanderias self-service do país.


Confira outras maneiras de economizar água e reduzir sua conta


  • Colete a água da chuva: Se possível, tenha uma cisterna em casa ou use algum recipiente para coletar a água da chuva. É importante que tudo esteja bem tampado, para evitar a proliferação de mosquitos que propagam doenças, como a dengue. Nada de tampas soltas, lona, madeiras ou telhas. A água da chuva pode ser utilizada para descarga, limpeza do quintal, do carro e do chão de casa, por exemplo. Porém, não é apropriada para consumo humano ou de animais, pois a água da chuva traz resíduos da atmosfera – fervê-la simplesmente não adianta. Se ela passa pelo telhado e pela calha antes de cair no recipiente em que será armazenada, é ainda pior. Atenção: o período máximo de armazenamento da água da chuva é de quatro dias.

  • No banho: Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo pode cair de 180 para 48 litros.

  • Ao escovar os dentes: escove os dentes e enxague a boca com a água do copo. Assim você economiza 3 litros de água.

  • Na descarga: Verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário.

  • Na torneira: Fique atento se a torneira não continua pingando água mesmo quando fechada. No período de um ano, ao menos 16 mil litros de água limpa são desperdiçados pelo mau fechamento das torneiras.

  • Na caixa d’água: Não a deixe transbordar e mantenha-a tampada.

  • Na lavagem de louças: Lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxague tudo de uma vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheio.

  • Regar jardins e plantas: No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Use mangueira com esguicho-revólver ou regador.


bottom of page