Via Streaming: dicas da semana


Filme sobre a abolicionista norte-americana Harriet Tubman é uma aposta certeira para aqueles que gostam de histórias reais e inspiradoras (Foto: Divulgação)


“Harriet”


Um dos acontecimentos mais brutais e vergonhosos da humanidade, a escravidão deixou marcas em todas as sociedades do mundo e, até os dias de hoje, os seus efeitos ainda são sentidos. Por isso, abordar esse assunto é de grande importância, tanto no sentido de reivindicar o protagonismo das narrativas, quanto de não deixar cair no esquecimento algo tão perverso. Nos últimos anos foram lançados vários filmes – alguns com bastante destaque de público e crítica – que, de alguma forma, se relacionam com a temática da escravidão. Um deles é “Harriet”, que foi lançado em 2019 e está disponível na Netflix, na Amazon Prime Video, no YouTube, na Apple TV e no Google Play filmes.


Estrelado por Cynthia Erivo, o longa é uma cinebiografia sobre a história de vida de Harriet Tubman, um ícone entre aqueles que lutaram pela liberdade dos escravos nos Estados Unidos do Século XIX. Nascida no Sul do país, Harriet cresceu como propriedade de um fazendeiro, em um cenário de muita violência e traumas. Já mais velha, a mulher acaba fugindo da propriedade em que vivia pois havia a ameaça de ser vendida para outro local, mais distante. Assim, Harriet encara os perigos da fuga e caminha por cerca de 160 quilômetros até chegar à comunidade de Bucktown (Pensilvânia).


Para isso, a protagonista utilizou do “Underground Railroad”, uma rede secreta de rotas e esconderijos que tinha como objetivo auxiliar escravos em fuga a conseguir sua liberdade nos estados onde a abolição já era uma realidade. Porém, em vez de se contentar com a sua conquista e viver como uma mulher livre, Harriet iria dedicar o resto de sua vida a libertação dos povos escravizados, conduzindo dezenas de missões de fuga e libertando centenas de pessoas da escravidão. Além de ser uma história fascinante, “Harriet” é um filme repleto de boas atuações e uma trilha sonora emocionante.


Veja o trailer de “Harriet”:


Mais que um pesadelo


Nova série de terror da Amazon Prime Video é um original que aposta na mistura entre realidade e ficção para criar uma atmosfera assustadora. (Foto: Divulgação)


O tempo é um dos grandes aspectos incontroláveis da vida humana que, desde sempre, é envolto em mistérios e simbologias que buscam expressar a sua particularidade. Sendo assim, diversas obras utilizam do tempo para construir suas narrativas, seja por viagens para o passado/futuro ou até mesmo pela sua manipulação. O fato é que, quando bem explorado, abordar o tempo como um aspecto motor do enredo, pode ser algo bastante rico e interessante para uma história. E é isso que faz a nova série original da Amazon Prime Video, “The Devil’s Hour”, que estreia dia 28 de outubro na plataforma para seus assinantes, com exclusividade.


A produção será dividida em seis episódios e tem como protagonista Lucy (Jessica Raine), uma assistente social que possui um filho de 8 anos de idade chamado Isaac (Benjamin Chivers). Durante toda a sua vida, a mulher é atormentada por sonhos e visões assustadoras que a fazem acordar de noite, sempre no mesmo horário, às 03:33 da manhã. Além disso, o filho de Lucy é uma eterna fonte de preocupação, uma vez que, diferentemente das outras crianças, Isaac possui um olhar distante e parece ser desprovido de qualquer emoção – o que assusta até os seus pais.


Mesmo tendo levado a criança a diversos especialistas, a protagonista não consegue achar ninguém que consiga explicar o que há de errado com o seu filho. Sua mãe também parece estar passando por problemas, tendo sido vista conversando com cadeiras sozinha, e a casa que mora é assombrada pelo passado de uma vida que não lhe pertence. Ao mesmo tempo em que tudo isso acontece, Lucy se vê como principal suspeita da polícia em uma investigação sobre uma série de assassinatos muito violentos que vêm acontecendo na região onde a protagonista mora. Por conta disso, Lucy terá que entrar em contato com diversas partes de sua existência, colocando em risco tudo o que acredita.


Confira o trailer de “The Devil’s Hour”:


Passado pelo futuro


Nova série da HBO Max se ambienta em cenário de instabilidade política na Espanha, onde um super soldado congelado a 60 anos é acordado para combater ameaças golpistas (Foto: Divulgação)


Com um enredo que se assemelha um pouco com a história do super-herói da Marvel “Capitão América”, mas com uma pegada mais crítica e politizada, a nova produção original da HBO Max é baseada na graphic novel “Garcia!”, que foi criada por Santiago García e Luis Bustos, e terá a sua estreia mundial no dia 28 de outubro para os assinantes da plataforma de streaming. A série, cujo título será o mesmo da obra que lhe serviu de inspiração, terá seis episódios – cada um com aproximadamente 1 hora de duração – é dirigida pelo cineasta espanhol Eugenio Mira.


A série se ambienta em uma versão distópica da Espanha atual, onde uma jornalista chamada Antonia (Veki Velilla), na expectativa por encontrar uma história interessante para a empresa que trabalha, acaba descobrindo a existência de um antigo plano do governo Franco (período de ditadura fascista espanhola que durou de 1936 a 1975) ao se deparar com uma instalação secreta. Lá, a jornalista encontra um homem congelado e, ao ajudá-lo a sair dessa condição, descobre que ele é uma espécie de super-soldado (com força sobrenatural e grande agilidade), criado artificialmente em laboratório na década de 1950, para fins mortíferos.


Programado para obedecer às ordens que lhe forem dadas, Garcia – como se chama o soldado – acorda desorientado e confuso, uma vez que a Espanha de 60 anos atrás havia mudado radicalmente. Assim, o personagem irá precisar se adaptar ao século 21 e a todas as novas tecnologias que, quando mal utilizadas, podem ser bastante letais. Ao mesmo tempo, alguns conflitos ainda se mantêm vivos, mesmo depois de muito tempo. Por conta disso, o soldado e Antonia irão aprender a trabalhar em conjunto para combater uma conspiração política que coloca em risco a democracia espanhola atual e ameaça instaurar uma nova ditadura brutal, nos moldes do governo fascista de Francisco Franco.


Aissista ao trailer de “Garcia!”:


Via Streaming

Rua Guapiara, 31/306 - Tijuca 20521-180 Rio de Janeiro/RJ www.facebook.com/colunaviastreaming colunavia@gmail.com Celular/Whatsapp (21)996452011

Posts recentes

Ver tudo

Per Lui