top of page

Dizendo a Indizível Emoção

Com toda história e glória, quem não gostaria de pilotar neste palco chamado Interlagos, mesmo que amadoristicamente, num teste?



Quais são os maiores pilotos brasileiros de Fórmula1? Lembram do José Carlos Pace (1944-1977)? Depois, tivemos os campeões Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna, claro. E por que não incluir nesta lista Rubens Barrichello e Felipe Massa?


Bom, mas o que os maiores pilotos brasileiros da Fórmula1 têm em comum? O Autódromo de Interlagos, em São Paulo, claro.


Inclusive, assim como o nome oficial do Maracanã é Mário Filho, o nome de Interlagos é José Carlos Pace, homenagem merecida ao grande piloto paulista, morto precocemente num acidente, aéreo, aos 32 anos, na Serra da Cantareira, onde também caiu o avião que matou toda a banda Mamonas Assassinas, em 1996.


E este ano temos festa redonda, de 50 anos, em Interlagos. “O Grande Prêmio do Brasil de Fórmula1 aconteceu pela primeira vez em 1972 e fez parte do campeonato de Fórmula1 entre 1973 e 2019”.


2019 por causa daquele intervalo, chamado Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, enquanto Interlagos era modernizado. Em 1990, o Grande Prêmio do Brasil voltou para São Paulo, onde permaneceu desde então.

Outra curiosidade; No GP de 1975, no Brasil, Pace ganhou a corrida, fazendo dobradinha com Emerson Fittipaldi; a primeira na Fórmula1.


Com toda história e glória, quem não gostaria de pilotar neste palco chamado Interlagos, mesmo que amadoristicamente, num teste?


A resposta é simples, todo mundo que gosta de automóvel e velocidade. Todos que têm este privilégio como eu tive, semana passada.


Confesso que não foi a primeira vez no Templo Interlagos, mas são tantas emoções...


Emoção renovada daquele sonho de infância; sonho de ser um destes Deuses do Automobilismo.


Claro que não pilotei um F1, aí já seria pedir demais. Mas a sensação é a de estar bem perto disso. Por isso, meus agradecimentos são vários.


Primeiro, falemos da máquina pilotada. Ou domada! Falo da maior marca chinesa, a Great Wall Motors – GWM para os seletos e íntimos.


A GWM é a maior montadora chinesa de picapes e SUVs, chegando ao Brasil com investimentos do tamanho da China, bilionários.


A GWM comprou a fábrica da Mercedes, em Iracemápolis, sempre em São Paulo, o que já mostra o tamanho sério do negócio.


Os automóveis GWM são simplesmente impecáveis, a começar pelo acabamento e tecnologia. Devem nada aos bólidos alemães, sul-coreanos, japoneses ou norte-americanos.


Máquina impecável que faz de 0 a 100 km em, pasmem, quatro segundos. Para completar, tem três motores. Dois elétricos e um a combustão.


Um motor à combustão, outro elétrico, este com capacidade para 171 km de autonomia. Motores híbrido/plug-in. Ou seja, os carros possuem um “bom e velho” motor a combustão e um do “admirável mundo novo e sustentável”, o motor elétrico, com bateria carregada numa simples tomada. Motores que podem funcionar em conjunto ou de forma independente.


Combinados os motores, gasolina e elétrico alcançam 1070 km de autonomia, sem abastecer. Está bom ou querem mais?


O que tive o prazer de conduzir foi o cartão de visita, o cartão postal, o GWM Haval H6 GT, que acelera como um Porsche, mas faz 27,5 km/l. 393 cavalos, cinco anos de garantia e muito espaço interno e até reconhecimento facial.


Resumindo a “filosofia”, é veloz por instinto, híbrido por natureza e arrojado por estilo. Bem vindo ao amanhã, hoje!


Por fim, tão importante quanto este show de futuro, emoldurando tanta tecnologia, conforto e design; quero falar da Bamaq, aqui em Belo Horizonte, a casa da GWM.


Impressionantes a pujança, força, visão, qualidade e zelo do Grupo Bamaq, liderado por Clemente Faria Jr., jovem empresário, com bagagem de um mestre e titular da Great Wall também em Dourados e Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.


O grupo fatura perto de R$ 3bi e, mesmo com este número astronômico, está só começando.


Com todas estas novidades, ficou mais fácil suportar a saudade de Interlagos, desta vez, como espectador do GP São Paulo, dia 5 de novembro, palco da 22ª e antepenúltima etapa do campeonato de 2023.


Enquanto isso; acelera GWM!


bottom of page