top of page

Educação financeira e desenvolvimento pessoal

Especialista explica como ter um relacionamento saudável com as finanças pode ajudar a organizar a vida e atingir objetivos.



Não é novidade que o tema educação financeira precisa de mais atenção, pois por meio dela é possível ter mais qualidade de vida. “Você adquire independência, organiza sua vida, define prioridades, cria objetivos e faz as coisas que tem vontade. Além de se precaver dos imprevistos, planejar o futuro e cortar gastos em alguns momentos”, revela a psicoterapeuta e educadora

financeira Ellen Silvério.


A educação financeira se baseia em dois pilares: a organização dos gastos e a alocação desses


recursos. “Ela consegue fazer com que a pessoa esteja ciente e avalie das oportunidades e dos

riscos envolvidos nas escolhas que pode fazer”, acrescenta.


Quando alguém tem as finanças sob controle, a vida se torna mais leve. “Fica mais fácil realizar sonhos, evitar imprevistos e estar preparado para diferentes situações. Se organizar financeiramente, é ideal para uma melhor qualidade de vida”, afirma a especialista.


Primeiros passos


Ellen Silvério separou algumas dicas para quem precisa organizar as finanças e não sabe por onde começar. Confira:


Defina suas metas. Organização e planejamento não podem faltar. “Se pretende comprar algo, defina o momento em que essa compra será feita e quanto será poupado a cada mês. Ter o dinheiro reservado para um objetivo te proporciona opções mais favoráveis de compra. Ou seja, você economiza”, exemplifica.


Tenha uma reserva de emergência. Lembre-se, imprevistos podem acontecer. “A ideia dessa reserva é que ela possa suportar seus gastos, caso algo saia do seu controle”, completa a especialista.


Outra dica preciosa é, anote todos os gastos. “Faça uma planilha e coloque ali cada centavo usado, do cafezinho ao pagamento do IPTU. Assim, você vai saber quanto gasta, quanto investe e quanto precisa ser economizado ou cortado para atingir seus objetivos”, defende.


Dessa forma, a educação financeira é para pessoas de diferentes classes sociais. “Ao se organizar, você consegue ter controle de todos os campos e situações da sua vida, independente, de classe social. Para aqueles que ainda têm dúvida, o ideal é contar com a ajuda de um profissional para definir as melhores metas para atingir seus objetivos”, finaliza Ellen.


bottom of page