
Ele voltou! Cruzeiro vence o Vasco e se classifica matematicamente para a Série A do Brasileirão
Com Mineirão lotado e muita festa, time celeste faz 3 a 0 no Vasco, dispara na liderança e também está prestes a conquistar o título de 2022

Filipe Machado abre o marcador e encaminha a vitória sobre o Vasco e a classificação do Cruzeiro para a Série A de 2023 (Foto: Staff Images)
A espera acabou. Com a vitória nesta quarta-feira, 21, sobre o Vasco por 3 a 0 no Mineirão, o Cruzeiro se classificou matematicamente para a Série A do Campeonato Brasileiro de 2023. Depois de três anos na segundona, o time celeste volta à elite do futebol nacional para a alegria de sua imensa torcida.
Os gols da partida foram marcados por Filipe Machado, Edu e Luvanor.
O Cruzeiro soma 68 pontos e não pode ser mais alcançado. O objetivo agora é o título, cujas chances são de 99,7%, segundo estatísticas da UFMG.
A campanha do Cruzeiro entra para a história, pois desde 2006, quando a Série B passou a ser disputada em pontos corridos, é a equipe que conseguiu o acesso com mais rodadas de antecedência. Antes havia sido o Corinthians.
Até agora a campanha do Cruzeiro é impressionante. Veja:
Vitórias: 20
Empates: 8
Derrotas: 3
Aproveitamento: 73,1%
Após o apito final, os 59.204 torcedores que foram ao Mineirão – e os milhares que assistiram ao jogo pela TV ou pelo rádio – gritaram: estamos e volta.
Os gols
O primeiro gol saiu aos 24 minutos. Filipe Machado recuperou a posse no setor de ataque, depois de aproveitar falha de Eguinaldo, e finalizou com precisão, da entrada da área. A bola ainda desviou em Danilo Boza antes de enganar Thiago Rodrigues.
O segundo gol foi marcado aos 14 minutos do segundo tempo pelo artilheiro Edu. Mas a jogada começou com Wesley Gasolina, que fez um lançamento perfeito para Bruno Rodrigues, que infiltrou na área e serviu o atacante. Luvannor sacramentou a vitória com um belo gol, já no finalzinho, aos 40 minutos.
Na próxima rodada, Cruzeiro enfrenta a Ponte Preta em Campinas, dia 28 de setembro, às 19h, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas.
Ficha - Cruzeiro 3 x 0 Vasco
Cruzeiro - Rafael Cabral; Zé Ivaldo, Oliveira e Eduardo Brock; Stênio (Wesley Gasolina), Filipe Machado, Neto Moura (Willian Oliveira) e Kaiki (Marquinhos Cipriano); Lincoln (Daniel Jr), Bruno Rodrigues e Edu (Luvannor). Técnico: Paulo Pezzolano
Vasco - Thiago Rodrigues; Leo Matos (Gabriel Pec), Danilo Boza, Anderson Conceição e Paulo Victor; Yuri Lara, Andrey Santos, Nenê (Alex Teixeira) e Marlon Gomes; Eguinaldo e Raniel (Figueiredo). Técnico: Jorginho
Gols: Filipe Machado, aos 23'1°T; Edu, aos 14'2°T, Luvannor, aos 40'2°T
Cartões amarelos: Paulo Victor (Vasco); Stênio (Cruzeiro)
Público: 59.204
Renda: R$ 2.974.486,00
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (FIFA/SP). Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP). VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (FIFA/SP)
Galeria de imagens: a festa da torcida e dos jogadores antes, durante e depois dos 3 a 0 no Mineirão. Confira:
Fotos: Staff Images