Emoções merecem cuidados

Psicóloga Sônia Eustáquia ressalta a importância de dar prioridade também à saúde mental, sempre com a ajuda de profissionais da área.


Foto: Arquivo Pessoal


Ciência que ganhou destaque nos momentos mais difíceis da pandemia, a psicologia é ressaltada ainda mais durante um dia em que se homenageia os profissionais da área. A data simbólica é 27 de agosto, mas nunca é tarde para debater a importância da saúde mental nos dias de hoje.


Nesta entrevista ao CIDADE CONECTA, a psicóloga e sexóloga Sônia Eustáquia lembra o quanto a profissão merece ser valorizada e qual o momento ideal para se procurar a ajuda deste profissional.


Por que datas como dia 27 são tão importantes?


A data é uma oportunidade para discutir a importância da saúde emocional e valorizar esse trabalho tão fundamental para as relações humanas. Falar sobre saúde mental se tornou prioridade, principalmente, em meio à pandemia, não só entre as pessoas, mas também em empresas. Porém, o assunto ainda não ganhou a repercussão que merece. De acordo com uma pesquisa da Kenoby, 93% das empresas ainda não possuem um olhar cuidadoso para essa questão.


Por que há esse estigma?


A saúde mental ainda é um tabu e há estigma sobre o assunto, mas é bom salientar que cuidar dos sentimentos também deve ser prioridade para todas as pessoas.


Como a pandemia afetou a saúde mental?


Além de deixar os sentimentos mais aguçados, o isolamento pode desencadear problemas relacionados à saúde mental, como a ansiedade e, em alguns casos, a depressão. Algumas pessoas ainda apresentam quadros de taquicardia, que é o “aperto no peito”, vazio que também pode vir acompanhado de algum sintoma físico.


Quando procurar um psicólogo?


A psicologia auxilia no entendimento de como os seres humanos constroem as suas histórias pessoais e aquelas do mundo onde habitam, além de analisar como o seu relacionamento com o passado interfere na sua vivência atual, promovendo o autoconhecimento.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil possui cerca de 18 milhões de pessoas ansiosas e 12 milhões de pessoas depressivas. Como a psicologia atua no tratamento de ambas?


São condições que, se não tratadas, podem se tornar debilitantes e causar infelicidade aos indivíduos. Ao contrário do que é disseminado através de crenças populares, dificilmente é possível curar essas condições sem ajuda.


Quais os benefícios a longo prazo do tratamento psicológico?


À medida que você se conhece e reconhece as suas qualidades, ambições e sonhos, naturalmente a sua autoestima se fortalece. A terapia também ajuda as pessoas a melhorarem os seus relacionamentos interpessoais de várias maneiras.


Qual recado gostaria de deixar?


Muitas pessoas acreditam que as mudanças proporcionadas pelo acompanhamento psicológico acontecem de uma hora para outra. Na verdade, elas são realizadas dia após dia conforme a resposta do paciente ao tratamento. Respeite seu tempo e crie confiança no profissional que o atenda, assim, você terá bons resultados.







Posts recentes

Ver tudo

Per Lui