Encontro Nacional dos Municípios Mineradores debate desafios e oportunidades do setor



A semana começou trazendo como pauta os principais desafios do setor da mineração. O tema é debatido na manhã desta terça-feira, 23, durante a quarta edição do Encontro Nacional dos Municípios Mineradores que começou na segunda-feira, 22. O evento acontece no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), em Belo Horizonte. 


Promovido pela Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG), a iniciativa conta com prefeitos, gestores e representantes de 73 municípios de nove estados: Minas Gerais, Distrito Federal, Pará, Rio Grande do Sul, Paraná, Sergipe, São Paulo, Piauí e Rio de Janeiro.


Durante a abertura oficial, o presidente da AMIG, José Fernando Aparecido de Oliveira, que também é prefeito de Conceição do Mato Dentro, ressaltou a importância do encontro. "Serão discutidos temas que abordam a mineração de forma profunda, pois essa atividade renasceu depois dos desastres que ocorreram em Mariana e Brumadinho. Tanto que, atualmente, os pilares do setor são segurança, sustentabilidade e diversidade econômica", salientou.  


O secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio de Avelar, também participou da mesa de abertura. Segundo ele, a mineração precisa estar ligada à segurança e sustentabilidade. "Enquanto gestores, temos que trabalhar para que a atividade deixe riquezas e posteridade. É muito importante diversificar as atividades econômicas em todos os municípios", enfatizou.



Posts recentes

Ver tudo

Per Lui