Entrevista: Grupo Sátira, camaleão
Atualizado: 27 de abr.
José Roberto Oliveira, executivo da rede mineira de gastrobares, revela importantes novidades para o ano, como realização de um festival, contratação de chef renomado e até bebidas temáticas

CFO do Grupo Sátira, José Roberto Oliveira (Foto: Sátira / Divulgação)
O Grupo Sátira está de cara nova. A começar pelo nome que, desde o início deste ano, é Sátira Gastrobar, para deixar clara a sua vocação para a gastronomia. Nesta entrevista ao CIDADE CONECTA, o CFO da Sátira, José Roberto Oliveira, conta um pouco mais sobre as novidades previstas para este ano, incluindo a segunda edição do Festival Sátira, que acontece em maio na Lagoa dos Ingleses.
Uma curiosidade que muitas pessoas têm: por que Sátira?
O nome foi criado para ser uma marca versátil, despojada. Oliveira também detalha um pouco da história do grupo que, segundo ele, se assemelha a um camaleão, pois a estratégia é de que a Sátira tenha na sua identidade a condição de se adaptar aos hábitos de cada cliente e a cada ambiente.
A Sátira está cheio de novidades gastronômicas. Pode falar mais sobre elas?
A Sátira tem uma excelente carta de vinhos em todas as casas. Vale destacar algumas mudanças de acordo com o perfil da operação. Por exemplo, a Sátira Lounge, que fica no prédio da loja da Avantgarde Motors, tem uma carta mais completa, com mais opções de vinhos. Já as operações do bairro Castelo e Shopping Boulevard tem uma diversidade menor do que a do Vila da Serra. Com relação à gastronomia estamos evoluindo a cada dia, nós temos a parceria com o Fernando Castanheira, da Adore, ele assina todo o nosso cardápio hoje. Inclusive nossas casas estão com novidades nos menus, vale a pena experimentar. Recentemente contratamos o chef Rafael Ramazo, que é um grande profissional com experiência de muitos anos em SP, no Mani. Ele é mineiro e voltou para BH e está nos ajudando não só a liderar a nossa cozinha da unidade Sátira Lounge, mas também como fazendo o papel de um líder das outras cozinhas, treinando equipes. Estamos sempre abrindo novas opções de entradas e pratos principais e sobremesa, principalmente na operação do Boulevard que tem uma demanda maior em relação ao almoço maior que nas outras casas. Sátira Lounge tem uma gastronomia mais elaborada. E isso faz parte do nosso posicionamento de não mais uma cervejaria, mas sim, uma rede de bares e restaurantes. Por isso assinamos agora como Sátira Gastrobar, para deixar clara a nossa vocação para a gastronomia.
E os destilados? Também tivemos lançamentos?
Tivemos sim, no final de 2022. Vimos nos gins uma grande oportunidade, uma vez que todas as casas da Sátira têm vários tipos de drinks com gin e vodca. London Dry foi o primeiro e agora estamos lançando o New Navy, com teor alcoólico maior. Nossos clientes estavam pedindo algo mais forte, principalmente nos drinks para ter a sensação alcoólica mais acentuada. Além dos dois gins, também trouxemos para o mercado o uísque, uma bebida que está voltando a ficar em alta novamente, e surgiu a oportunidade de parceria com a Destilaria Lamas com o single malte bastante diferenciado no mercado. E não paramos por aí, ainda temos a previsão de lançamento da nossa vodca para abril de 2023. Estamos em processo de criação do rótulo e a expectativa é de que ela seja lançada em breve.
Quem fez a nova decoração das casas e quais delas já estão prontas?
Com relação à decoração, ou melhor, ao retrofit das unidades/casas da Sátira, quem assina é a renomada arquiteta/decoradora de interiores Beth Nejm. Não temos dúvida de que foi uma contratação assertiva nossa, ela teve total capacidade de entender esse nosso novo posicionamento da marca. As unidades já estão praticamente prontas, faltando apenas alguns poucos ajustes. Acreditamos que até abril tudo estará finalizado.
Há mais novidades em 2023?
Além do lançamento da vodca assinada pela Sátira, teremos algumas novidades no quesito entretenimento. A segunda edição do Festival Sátira já tem data certa, será no dia 13 de maio, na Lagoa dos Ingleses. Trata-se de uma experiência única que vai unir música, consciência, esporte, arte, sustentabilidade e um lifestyle com a cara da Sátira. O encontro é muito mais que um festival de música, o Festival Sátira é um evento que pretende unir alguns conceitos que todos nós buscamos nos dias de hoje como: arte e diversão com sustentabilidade e um estilo de vida que reflete os nossos valores. Além da música, outras atrações que envolvem a prática do esporte, para adultos e crianças também estão previstas. A gastronomia, que já é um patrimônio de Minas Gerais e a arte que também farão parte deste evento que é totalmente good vibes. Aumenta o som: a música está na vida de todos nós e não dá pra viver sem, não é? Todos os momentos marcantes, do nascimento de um filho ao casamento, passando por aquele primeiro beijo, são embalados por uma trilha sonora. E uma experiência como a do Festival Sátira não pode acontecer sem uma boa música. Até o momento temos Samuel Rosa, que dispensa apresentações e o gaúcho Vitor Kley, uma das grandes estrelas da música brasileira (mistura de pop, reggae e good vibes no melhor estilo “alto astral”). Ainda teremos uma nova unidade Sátira na região centro-sul. No entanto, ainda não há a definição correta de endereço, mas logo teremos mais esta novidade.