Escola cada vez mais inclusiva

Em um mundo globalizado e com ênfase na diversidade é de extrema importância nos aprofundarmos na questão de alunos com necessidades especiais.



Nos dias de hoje temos observado um aumento significativo de adolescentes que apresentam algum tipo de necessidade especial de aprendizado. Dislexia, déficit de atenção, hiperatividade, hoje são termos bastante “comuns”.


Em alguns casos, são tidos como “leves”, mas em algumas situações temos observado estudantes com algum tipo de necessidade de aprendizado mais severo e nos faz pensar o quão importante e quanta responsabilidade temos, em conjunto com os pais, de escolher a melhor escola para cada perfil de estudante.


Na Inglaterra, por exemplo, existe um Conselho de Registro de escolas que oferece suporte, em diferentes níveis, para os jovens que tenham algum tipo de necessidade especial de aprendizagem. O conselho ajuda os pais e agentes educacionais na busca da escola que mais se adequa às necessidades do estudante.


A maioria das escolas que fazem parte do conselho são “regulares” que conseguem oferecer um suporte de excelência aos estudantes com dislexia, discalculia, disortografia, déficit de atenção (com ou sem hiperatividade), dentre outros.


Algumas delas conseguem surpreender em relação ao nível de apoio oferecido aos estudantes, mesmo para os internacionais que não falam o inglês como primeira língua. O foco principal é o tratamento individualizado dado à cada criança para que ela atinja o seu potencial máximo. Os alunos são encorajados a desenvolver todas as suas habilidades como criatividade, curiosidade, determinação e colaboração através de um currículo balanceado e personalizado para suas necessidades individuais.


Interessante também observar como no Canadá, por exemplo, existem várias opções de Summer Camps, os famosos programas de férias, direcionados a crianças com diferentes necessidades especiais, tais como: autismo, síndrome de Down, diabéticos, dislexia e muito mais.


Em um mundo cada vez mais globalizado e com ênfase na diversidade é de extrema importância nos aprofundarmos na inclusão escolar de alunos com necessidades especiais, permitindo que os jovens conheçam e convivam com outros jovens com habilidades e necessidades diferentes das suas para que, juntos, possam desenvolver melhores competências socioemocionais como empatia, paciência e colaboração.


Saiba mais: (31) 97129 3088 ou @intervipintercambios

BOA NOTÍCIA GERA NOTÍCIA BOA!

OFERECIMENTO

1/1