EX30 puxa a fila da Volvo para ter apenas carros 100% elétricos em sua linha
Com autonomia de 600 quilômetros, novo SUV de sete lugares tem início de produção previsto para o próximo ano nos Estados Unidos.

CEO da Volvo Cars, Jim Rowan, durante a avant-première do EX30: novo SUV da marca sueca é cheio de soluções tecnológicas inéditas. (Foto: Divulgação CC / Volvo Cars)
O próximo 7 de junho será o dia “D” da Volvo em 2023. É quando a marca sueca revela, mundialmente, seu principal lançamento do ano: o EX30, novo SUV 100% elétrico que promete ser uma nova era para o mercado dos eletrificados.
Leia mais:
Pampulha faz 80 anos e ganha programação com atividades culturais, mostras e até documentário
Belo Horizonte está entre as melhores cidades do Brasil, aponta ONU
O modelo faz parte da estratégia do fabricante em ter, até 2030, apenas carros elétricos em seu portfólio. E, com isso, atingir a objetivos ambiciosos de ser uma empresa neutra em termos climáticos até 2040.
Com capacidade para sete lugares, o Volvo EX90 será produzido nos Estados Unidos a partir do próximo ano e depois também na China.
“Ele é uma declaração de onde estamos e para onde estamos indo. É totalmente elétrico com uma autonomia de até 600 quilômetros com uma única carga, projetado para elevar ainda mais nossos padrões de segurança. É o primeiro da marca a ser verdadeiramente definido por seu software e parte de um ecossistema mais amplo, conectando-se à sua casa e aos seus outros dispositivos. O Volvo EX90 é o início de algo novo para a Volvo Cars em muitos aspectos”, destacou o CEO da empresa, Jim Rowan.
O aspecto segurança sempre foi fortemente associado à Volvo e no EX90 não seria diferente. Segundo o fabricante, ele tem um escudo de segurança habilitado pela tecnologia de sensoriamento, dentro e fora. Há câmeras, radares e sensores de detecção de presença – chamados de LIDAR - conectados aos computadores principais do carro, onde a plataforma de inteligência artificial (NVidia Drive) executa o software interno da Volvo para criar uma visão em tempo real de 360 graus do mundo.
Os sensores são projetados para responder e reagir quando o motorista está há apenas uma fração atrasado. A montadora garante que o EX90 será um verdadeiro computador avançado sobre rodas.
O modelo vem ainda como uma tela central de 14,5 polegadas como porta de entrada para um avançado sistema de infoentretenimento. Com o Google integrado os aplicativos e serviços da marca, incluindo ajuda hands-free do Google Assistente, navegação do Google Maps e outros dos seus aplicativos favoritos da Google Play Store vêm embutidos.
Com 600 quilômetros de autonomia de condução livre de emissões, de escape, com uma única carga, o novo SUV carrega de 10% a 80% em menos de 30 minutos. A versão inicialmente disponível, com tração nas quatro rodas e motor duplo, é alimentada por uma bateria de 111 kWh e dois motores elétricos de ímã permanente, entrega um desempenho de 380 kW (517 hp) e 910 Nm de torque.
A questão ambiental também está presente no Volvo EX90. De acordo com o fabricante, sua estrutura é composta por cerca de 15% de aço reciclado, 25% de alumínio reciclado, bem como 48 quilos de plásticos reciclados e materiais de origem natural, o que corresponde a 15% do plástico total usado no veículo.
EX30: novo SUV da marca sueca é cheio de soluções tecnológicas inéditas. (Foto: Divulgação CC / Volvo Cars)