• Jader Theophilo

Faturamento da indústria mineira tem o avanço mais alto em 9 anos



O faturamento da indústria mineira geral (indústria de transformação + indústria extrativa) registrou um aumento de 8,6% em março. É o que revela a Pesquisa Indicadores Industriais de março, que mostra a maior expansão para o mês em nove anos. Os dados apontam, ainda, elevação de praticamente todas as variáveis analisadas, em relação a fevereiro.


Esse resultado pode ser justificado pelas expansões nas indústrias extrativa (3,5%) e de transformação (9%). Na comparação com março de 2021, o indicador mostrou elevação de 1,8%, explicada pelo crescimento de 2,6% na indústria de transformação. Por sua vez, no primeiro trimestre, o índice geral caiu 3,3%, em decorrência das retrações nas indústrias extrativa (-9,9%) e de transformação (-2,3%). Nos últimos 12 meses, o indicador da indústria geral aumentou 7,8%, reflexo das expansões na indústria extrativa (21,3%) e na indústria de transformação (5,7%).


É importante analisar que as horas trabalhadas na produção apresentaram a elevação mais intensa para o mês em 12 anos, em razão da maior ocorrência de horas extras. A utilização da capacidade instalada também cresceu, em decorrência dos incrementos nos dois segmentos da indústria.


Já quando o assunto diz respeito aos índices do mercado de trabalho, o emprego praticamente não variou frente ao mês anterior, e o rendimento médio real e a massa salarial avançaram.



Posts recentes

Ver tudo

Glouton