top of page

Fecomércio MG assume a gestão do Centro de Atendimento ao Turista em BH

Localizado no centro da capital, espaço tem a missão de fazer a promoção da cultura e do turismo social, além de apoiar o empreendedorismo do setor e atender aos visitantes e moradores da capital.


Foto: Divulgação CC / Fecomércio MG


O Sistema Fecomércio MG vai assumir a operação do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) – Mercado das Flores, que fica ao lado do Parque Municipal, no centro de Belo Horizonte. A entidade venceu o processo licitatório lançado via edital da Belotur.

Nessa nova fase, o centro tem a missão de fazer a promoção da cultura, do turismo social, no apoio ao empreendedorismo, para atender turistas, empresários e população local de forma diferenciada e acolhedora.


Os serviços contemplam os moradores da cidade e seus visitantes e têm o compromisso especial com a inclusão dos trabalhadores do comércio. Para isso, contam com um atendimento ampliado, que funciona como ponto de venda de viagens, eventos e outros serviços disponibilizados pelo sistema, e opera inclusive nos finais de semana, além de outras facilidades ligadas à experiência cultural, gastronômica e turística.


Dessa forma, o local será um ponto de convergência para a atividade econômica ligada ao turismo no estado e uma importante vitrine para a gastronomia, o patrimônio histórico e para as artes de Minas Gerais.


O presidente da Fecomércio MG, Nadim Donato, ressalta a importância de se ter um ponto tão central em Belo Horizonte para o trabalho de desenvolver o turismo e fomentar sua cadeia produtiva em Minas a partir de vários programas das entidades, como o Descubra Minas.


“No Mercado das Flores, que tem grande importância histórica para a cidade, vamos ampliar nossa atuação nessa área, com a realização de eventos ligados à gastronomia, apresentações artísticas e culturais, entre outros atrativos, serviços e comodidades para o diverso público que por ali passa diariamente. Nosso objetivo é promover uma série de encontros entre microempresários, empreendedores, trabalhadores e o trade do turismo, para estabelecer um grande ponto de convergência no centro da cidade, onde mostraremos muito do que o Sistema Fecomércio MG pode oferecer”, acrescenta.


Para a Belotur, a atividade turística na cidade terá muito a ganhar por meio dessa parceria. “O Mercado das Flores é um icônico espaço de Belo Horizonte, e com sua revitalização, o local irá apoiar e qualificar diversas experiências aos turistas e moradores da cidade. A ação, que integra o planejamento de requalificação do hipercentro de Belo Horizonte, importante projeto da gestão do prefeito Fuad Noman, irá valorizar também a nossa já consagrada gastronomia e os demais produtos associados ao turismo”, afirma o presidente da Belotur, Gilberto Castro.


O Descubra Minas é o Plano de Desenvolvimento Turístico, elaborado pelo Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, que se propõe a ativar e incentivar os destinos de Minas Gerais através da conexão, elaboração, implementação e difusão de iniciativas que valorizem a autenticidade e vocação turística local.


bottom of page