Festivais gastronômicos agitam final de semana na capital mineira
Saiba quais restaurantes participantes para você maratonar.

Pé de porco com costelinha e linguiça acompanhados de farofa mista de milho e mandioca cozida. (Foto: Ellerzant)
Belo Horizonte é famosa pela sua profusão de restaurantes e botecos espalhados em todas as regiões, sendo considerada a capital dos bares. E para fazer jus a esse título, festivais gastronômicos agitam a cidade neste mês de maio. O famoso Comida di Buteco que está em sua 23ª edição, este ano veio com o tema "Ervas e Especiarias" e será realizado até o próximo domingo, 07 de maio, com petisco no preço fixo de R$ 30,00. O tradicional evento da capital mineira irá eleger o melhor boteco de BH e conta com 95 estabelecimentos gastronômicos.
Leia mais:
Com início em Belo Horizonte no ano 2000, o evento cresceu e ganhou o Brasil, abrangendo mais de 40 cidades em todas as regiões do país, o Comida di Buteco realizará mais uma eleição do melhor Buteco do Brasil. Se você ainda não foi a nenhum boteco, programa-se para ir até domingo quando o festival se encerra.
Também em sua 23a edição, o Restaurant Week poderá ser apreciado até o dia 21 de maio. Para o evento, os chefs dos 60 restaurantes participantes criaram cardápios inspirados em nossas 'heranças gastronômicas'. Ou seja, nas raízes da cozinha brasileira, que é constituída de várias influências culturais, regionais e até mesmo ancestrais. O Restaurant Week oferece menus irresistíveis e completos com entrada, prato principal e sobremesa. O preço varia para almoço e jantar, então, antes de ir confira os valores.

Restaurante Osso Serena traz opções de carnes e grelhados (Foto: Divulgação Osso)
O festival apresenta uma variedade gastronômica que passa pela comida vegetariana da Camaradería Gastrobar que fica à rua Cláudio Manoel, na Savassi; à culinária portuguesa do Lisbonne Bistrô, localizado à rua Pernambuco, também na Savassi. O Inka restaurante apresenta comida peruana para quem gosta de experimentar novos sabores. O Inka fica na Guaicuí, no bairro Luxemburgo.
Circuito Lagoinha
Um dos bairros mais tradicionais de Belo Horizonte, a Lagoinha, oferece para os belohorizontinos muitas histórias e uma delas é sua tradição gastronômica. Para tornar essas histórias conhecidas, o bairro recebe a segunda edição do Circuito Lagoinha. Esse ano, a temática é "Cozinha Mineira" e contará com uma programação diversa que valoriza empreendedores locais e revela a riqueza da culinária de Minas Gerais.
O evento acontece nesta quinta-feira, 4, e nos dias 6 e 7 de maio de forma gratuita para a população, com retirada antecipada dos ingressos pelo Sympla. Com uma programação variada com direito a uma visita guiada a quatro restaurantes tradicionais da região, o evento também terá uma feira gastronômica, shows, exposição fotográfica e outras atrações.

Um dos pratos típicos de Minas, o torresmo está presente no Circuito da Lagoinha (Foto: Divulgação Circuito Lagoinha)
O Circuito Lagoinha será na Casa Rosa do Bonfim, localizada à rua José Ildeu Gramiscelli, 301, no Bonfim.
A entrada é gratuita mediante a retirada de ingresso no site do Sympla e também a doação de um pacote de absorvente ou 1 kg de alimento não perecível.
Retire aqui seu ingresso gratuito.