Fiat Fastback traz um  novo significado para o segmento dos SUVs

Lançado em três versões e duas opções de motorizações, modelo atinge marca impressionante de vendas em curto período de tempo.



Lançado em meados de setembro, o Fiat Fastback  chegou para abalar o mercado dos utilitários esportivos.  Nos primeiros dez dias de vendas do novo SUV Cupê da  marca italiana foram vendidas cerca de 6 mil unidades,  volume considerado acima da expectativa do fabricante.


Este desempenho comercial destacado tem  explicação. O modelo reúne o melhor de cada segmento,  como um porta-malas de 600 litros, que podem chegar a  1.087 litros – o maior da sua categoria - e amplo espaço  interno, com uma das maiores alturas em relação ao solo  entre os concorrentes. Tem ainda uma posição de dirigir  elevada e oferece esportividade dos motores turbo que  equipam todas as versões. 


O vice-presidente sênior da Fiat na América do Sul,  Herlander Zola, afirma que o Fastback chega para  ressignificar uma categoria. “Ele aponta na direção do  nosso futuro. Totalmente projetado no Brasil e fabricado  em Betim, é o maior representante do reposicionamento  da Fiat no mercado, atingindo um novo patamar na  percepção do valor da nossa marca e nossos produtos”,  ressalta. 


Apresentado como carro-conceito no Salão do  Automóvel de São Paulo, em 2018, é disponível em três  versões: Audace, Impetus e Limited Edition Powered By  Abarth. Todos trazem uma ampla lista de itens de série,  enquanto a versão Limited Edition Powered By Abarth  possui um visual exclusivo.


O Fastback é imponente, autêntico e com o clássico  design ítalo-brasileiro, e mistura a esportividade de um  coupé com as características de um utilitário esportivo.  A sua musculatura é um ponto de destaque. Na visão  lateral destaca-se a silhueta fluida, com a coluna “C”  inclinada e o teto mergulhando em direção à traseira. A linha lateral passa em cima da roda traseira e segue  até o spoiler.


Na frente, o para-choque tem entradas aerodinâmicas  e grade no formato de colmeia tridimensional em black  piano. Os faróis são Full LED de série com DRL quando  as setas são acionadas. O SUV coupé da Fiat possui ainda  pintura bicolor (item de série na Impetus e Limited); suas  rodas de liga leve têm design diamantado. Na traseira,  a tampa do porta malas mostra uma linha bem fluida e  termina na porção final imponente com lanternas a LED  no conjunto óptico tridimensional. 


O design do interior do novo Fiat é clean, esportivo  e futurista. A posição do console central dá grande  destaque à central multimídia e deixa todos os  comandos em um só lugar ao alcance dos olhos e das  mãos. Já a posição de direção mais alta transmite total  sensação de segurança. Os bancos são espaçosos,  confortáveis e possuem acabamento com tecidos  suaves ao toque. Estão disponíveis o Mescla Sanchez  com embossed, o couro ecológico Preto com embossed  e o couro natural Steel Grey com bordado.


Toda linha Fastback é equipada com motores turbo  (duas opções). As versões Audace e Impetus vem com  o Turbo 200 Flex com potência de 130 cv com etanol  (125 cv com gasolina) e torque de 200 Nm. O propulsor  permite que o modelo vá de 0 a 100 km/h em 9,4  segundos. O consumo do propulsor registra até 14,6  km/l na estrada. 


A versão Limited Edition Powered by Abarth, por sua  vez, vem com motor Turbo 270 Flex que gera potência  de 185 cv com etanol (180 cv com gasolina) e 270 Nm  de torque na versão. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 8,1  segundos.


O modelo vem com três modos de direção: Normal  (foco em menor consumo e mais conforto), Manual  (mais versatilidade) e Sport (resposta mais rápida). Para  optar pelo último, basta acionar um botão no volante  e então todo o ajuste do carro é alterado com maior  sensibilidade do pedal acelerador, um mapeamento  mais arisco das trocas de marcha, um modo de direção  mais firme e o acionamento da vetorização dinâmica  de torque (DTV). 


Para comandar esses motores de ponta, está o  câmbio CVT nas versões com Turbo 200 e transmissão  automática de seis marchas associada ao Turbo 270.


Fotos: Studio Cerri


Saiba mais:

  • Carroceria composta por 87% de aço de

  • Quatro airbags, sendo dois frontais e dois laterais;

  • A altura do solo de 192 mm, entre as melhores da categoria;

  • Suspensão com maior diâmetro da barra estabilizadora que confere mais estabilidade dinâmica;

  • Possui ADAS, que são sistemas avançados de assistência à direção, com as funcionalidades de frenagem automática de emergência, alerta de mudança

  • Freio de mão eletrônico de série, com função Auto Hold;

  • Paddle shifters (câmbio borboleta) no volante;

  • Cluster digital de sete polegadas personalizável;

  • Wireless charger para smartphones;

  • Sound Design da Fiat, com notificações e alertas com tons agradáveis.


Posts recentes

Ver tudo

Per Lui