top of page

Gabriel Azevedo é eleito presidente da Câmara de BH

Atualizado: 16 de dez. de 2022

Vereador é eleito para o biênio 2023-2024, em substituição a Nely Aquino; outros cargos da Mesa Diretora também são definidos



A Câmara Municipal de Belo Horizonte já tem novo presidente. Por 21 a 20 votos, o vereador Gabriel Azevedo (sem partido) foi escolhido para presidir a Casa no biênio 2023-2024. Ele substitui Nely Aquino (Pode).


Os vereadores Professor Juliano Lopes (Agir), Wesley (PP), Marcela Trópia (Novo), Ciro Pereira (PTB) e Flávia Borja (PP) foram eleitos, respectivamente, para os cargos de 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, secretária-geral, 1º secretário e 2ª secretária, e também exercerão os cargos pelos próximos dois anos. 


Duas chapas foram registradas para disputar a Mesa. Além do grupo vitorioso, registrado como Chapa 2, também foram candidatos os vereadores Doutor Célio Fróis (PSC), Bruno Miranda (PDT), Wanderley Porto (Patri), Reinaldo Gomes Preto Sacolão (MDB), Fernando Luiz (PSD) e Professor Claudiney Dulim (Avante), postulante a presidente na Chapa 1. 


Em seu pronunciamento, Gabriel se lembrou do aniversário da Capital, que fez 125 anos dia 12 de dezembro. Segundo o presidente eleito, quando o Legislativo Mineiro foi decidir onde seria construída a nova capital de Minas, a região conhecida como Curral del Rey foi escolhida por margem apertada de votos. “Por um voto decisivo essa cidade (capital) não foi para Várzea do Marçal. Um voto muda tudo e hoje os votos aqui foram pensando na nossa cidade”, disse Gabriel.


O parlamentar também fez menção a orientações dadas por seus pais que haveriam dito para ele brigar menos, pois sua posição deveria ser em um lugar de quem constrói. Ainda durante sua fala, Gabriel leu uma oração a São Jorge, agradeceu aos vereadores que o escolheram e fez um pedido. 


“Por favor, me ajudem. Sou um homem com defeitos e reconhecer isso é o primeiro passo. Quero sair daquela cadeira como um homem melhor”, disse o vereador, apontando para a cadeira que é ocupada pela presidência da Casa. 


Gabriel resumiu que seu trabalho será pautado por três palavras: humildade, trabalho e gratidão. “A eleição acabou e agora temos uma cidade lá fora. Fomos eleitos para trabalhar e assim vamos fazer”, salientou o presidente eleito.


Nascido em Belo Horizonte, em 1986, Gabriel Sousa Marques de Azevedo é formado em Jornalismo, em Publicidade e em Direito, área na qual obteve seu mestrado. Atua como professor de Direito Constitucional, tendo lecionado em três faculdades da capital. Está em seu segundo mandato como vereador e na CMBH já presidiu a Comissão de Legislação e Justiça e a CPI da BHTrans, que investigou a formação de cartel e associação criminosa na licitação para o transporte público de Belo Horizonte.


Fotos: Bernardo Dias


bottom of page