top of page

Grupo EPO recebe prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade

Empresa conquistou destaque na categoria Sistemas Construtivos.



O Grupo EPO lançou um novo projeto no mercado para a indústria construtiva, a pré-fabricação de peças de eucalipto para uso na construção. A iniciativa já chegou sendo reconhecida. Afinal, conquistou o primeiro lugar na categoria Sistemas Construtivos da 24ª edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade.


A premiação aconteceuem Brasília neste mês, durante cerimônia promovida pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).


O projeto é resultado de uma parceria entre o Grupo EPO, Grupo S & D, e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), através da Fundação Christiano Ottoni. A iniciativa traz a inovação na construção com madeira, originária de floresta plantada de eucalipto.


As peças são pré-fabricadas, padronizadas e catalogadas em escala industrial, acompanhadas de caracterização e orientações sobre armazenamento, montagem e conservação. "Nós queremos trazer o uso da madeira na construção civil de maneira abrangente e de forma segura", explica Adriana Braga, coordenadora de projetos no Grupo EPO e idealizadora do projeto.


Para tornar o projeto real, a EPO realizou estudos e análises laboratoriais juntamente com a UFMG, coordenados pelo professor Edgar V. Mantilla Carrasco. As peças pré-fabricadas foram testadas para estar em conformidade com a Norma de Estruturas de Madeira, a NBR 7190-2022. "Fizemos a prototipagem, a comparação entre estrutura de madeira e metálica e um guia completo para auxiliar na montagem das peças. O Eucalipto é uma matéria prima renovável, o que torna a iniciativa ainda mais inovadora", conta Adriana. Ela explica que a madeira é proveniente de florestas plantadas e manejadas para corte.



bottom of page