Herdeiros da Família Real em Ouro Preto

Convidados ilustres participam de celebração que marca os 200 anos do juramento de Dom Pedro I à Vila Rica antes da Proclamação da Independência do Brasil.


Uma solenidade em Ouro Preto e com a presença dos herdeiros da Família Real marcou os 200 anos do juramento de Dom Pedro I à Vila Rica antes da Proclamação da Independência do Brasil. Esta manifestação ocorreu cinco meses antes do Príncipe Regente declarar o Brasil livre de Portugal às margens do Rio Ipiranga.

Muitos convidados ilustres estiveram na histórica cidade mineira, no último dia 9 de abril, para celebrar não só o bicentenário da Proclamação de Vila Rica, como também o início das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil que acontece em setembro. O evento foi realizado no adro do Palácio dos Governadores, atual Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto, que fica na Praça Tiradentes, no Centro Histórico.

O Príncipe D. João de Orleans e Braganca, seu filho D. João Felipe (herdeiro da coroa) e a neta, a Princesa Mia Izabel, foram homenageados durante a solenidade. O herdeiro da coroa discursou aos presentes da sacada do antigo Palácio dos Governadores, a mesma onde há 200 anos D. Pedro l fez a Declamação da Intenção de Independência do Brasil.

O evento ainda contou com a presença do prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo de Araújo Santos e do diretor do Automóvel Clube de Minas Gerais, Franklin Bethonico, que é proprietário da famosa Fazenda “Gongo Soco”, em Barão de Cocais, onde D. Pedro l já se hospedou.