Impressões ao dirigir: Audi RS5 Sportback, nascido para acelerar

Com desempenho impressionante do motor biturbo V6 e muita tecnologia, modelo comprova toda reputação esportiva da marca alemã

Com design imponente, Audi RS5 apresenta desempenho impressionante e muita tecnologia (Fotos: Cidade Conecta)


Nascido para acelerar. Assim pode-se resumir o RS 5 Sportback, esportivo de luxo que está em sua nova versão no Brasil desde o final de 2020 e que engrossa o segmento de carros com alto desempenho da marca alemã. Avaliado pelo CIDADE CONECTA, o modelo também esbanja tecnologia, sofisticação interna e no design externo, além de oferecer muito conteúdo útil para todos os ocupantes.

Além do desempenho espetacular, gerado pelo motor 2.9 litros biturbo V6 de 450 cv de potência, o RS5 tem muita estabilidade. O que pudemos comprovar durante a avaliação. Tudo isso graças à tração integral Quattro, marca registrada dos veículos da Audi.

A potência motor flui para o sistema de tração através do câmbio Tiptronic de oito velocidades. Na direção normal, fornece mais potência ao eixo traseiro e, com isso, seu diferencial central direciona maior parte do torque para o eixo traseiro e o restante para o dianteiro – tipo 60 % x 40%.

Caso necessário, a maior parte da potência é redirecionada para o outro eixo, fazendo uma melhor distribuição da tração, o que gera esta estabilidade durante as acelerações e retomadas. O conforto e a segurança para o motorista são demais.

Pilotagem com cautela


A força deste motor a gasolina é tanta que o condutor precisa ser realmente bastante atento e cauteloso em certos momentos. Corre-se o risco de se empolgar demais e os radares estão aí para regular a turma que curte (muita) velocidade.

Nem precisa falar que o acabamento interno, os arremates, as cores e texturas são de babar. Tudo é muito sofisticado neste Audi. Também pudera: custa mais de R$ 700 mil.

Para compensar, é equipado com muitos itens de série. A lista de conteúdos, além de enorme, inclui tecnologias avançadas que permitem uma convivência a bordo incrível.

Seu interior traz o conceito operacional do MMI Touch de 10,1 polegadas. Ou seja, o grande display independente com feedback acústico é ligeiramente inclinado para o motorista. O sistema de entretenimento fornece ao condutor informações sobre a temperatura do sistema motriz, aceleração longitudinal e lateral e diferencial esportivo Quattro.


Telas imensas


O chamado virtual cockpit plus do RS5 vem com tela de 12,3 polegadas, onde o motorista pode escolher entre várias telas, sendo que uma delas exibe a escala de velocidade de rotação como um tipo de ângulo que inclui uma tela mais limpa. O head-up display de série também oferece gráficos exclusivos.

E dá-lhe itens de luxo e avançados: acabamento interno em black piano, ar-condicionado de três zonas, bancos dianteiros esportivos e interior em couro Alcântara, que reveste o volante com base aplanada, console central e alavanca de câmbio. Há ainda controle de cruzeiro adaptativo com aviso de saída de faixa, sistema de interface para smartphones, carregador de celular por indução e sistema de som poderoso.

Com tanto luxo e desempenho, importante mesmo é ter responsabilidade para acelerar, a fim de aproveitar o RS5 da melhor maneira possível.



Fotos: Cidade Conecta





BOA NOTÍCIA GERA NOTÍCIA BOA!

OFERECIMENTO

1/1