top of page

Instituto Mano Down celebra 11 anos


O Instituto Mano Down, organização sem fins lucrativos de Belo Horizonte, está completando 11 anos de jornada pela causa da inclusão. Com quase 600 famílias impactadas diretamente e milhares de pessoas indiretamente, nada mais justo do que comemorar essa data com uma programação para lá de especial, não é mesmo?


Nesse contexto, aproveitando que na mesma semana é comemorado também o Dia da Luta da Pessoa com Deficiência (21/09), o Mano Down realizará uma semana inteira de atividades para todos os públicos, e o show do Dudu do Cavaco – primeiro músico profissional com síndrome de Down, no dia 23/09, no Teatro Centro Cultural Unimed, encerrando a programação.    


A semana do dia 19 de setembro será iniciada no Instituto Mano Down com atividades realizadas na própria instituição, localizada na Rua Urucuia, 62 – Floresta.


O foco serão os educandos (pessoas com e sem deficiência intelectual atendidas pela instituição), seus familiares, equipe, apoiadores e parceiros. A data que marca o início da jornada da organização social será celebrada com uma “Balada Inclusiva”, promovida pela Dj Miia Siqueira e os músicos Dudu do Cavaco e o maestro Daniel Viana.  


Ainda nessa data, o Mano Down lança oficialmente a campanha de arrecadação de recursos “Aniversário Solidário”, com o objetivo de mobilizar contribuições para ampliação dos atendimentos.  A meta é arrecadar R$ 33 mil reais durante o mês comemorativo, para zerar a fila de espera de saúde (intervenção precoce) de bebês e crianças com síndrome de Down.   


Na terça-feira, dia 20 de setembro, as atividades continuam no Mano Down com uma roda de conversa sobre Capacitismo, com a participação da educanda e massoterapeura, Helga Almeida, e do psicólogo, especialista em Intervenção Comportamental, Jeyverson Mendes. 


No dia 21 de setembro, data em que é celebrado o Dia da Luta da Pessoa com Deficiência, o Mano Down promoverá uma Mesa Redonda para discutir “Inclusão e Oportunidades no mercado de trabalho”, com a participação do psicólogo Gabriel Leandro e o palestrante, youtuber e ativista da causa da inclusão, David César. 


Nessa data também será realizada uma passeata pelo bairro Floresta, em Belo Horizonte, para reivindicar direitos e conscientizar a sociedade sobre a importância de dar oportunidades para que as pessoas com deficiência possam se desenvolver e conquistar sua autonomia.  


Já na quinta-feira, dia 22 de setembro, será realizado um “Manifesto Artístico”, com desfile dos educandos da oficina de modelagem e aulão de zumba aberta ao público. As atividades serão realizadas nas proximidades da sede da instituição. 


Encerrando a programação da semana, o Mano Down promoverá a 6ª edição do projeto Mano Convida, com o show: Dudu do Cavaco – a trajetória. O show contará com a participação da orquestra de câmara e artistas convidados, que fizeram parte da trajetória musical de Dudu do Cavaco. O evento acontece às 20h30, no Teatro Centro Cultural Unimed – MTC – Rua da Bahia, 2244, Lourdes. Os ingressos estão disponíveis para compra na bilheteria do teatro, na sede do instituto Mano Down, ou através da plataforma Eventim. 


De acordo com o fundador e presidente do Instituto Mano Down, Leonardo Gontijo, a realização de uma programação extensa e diversificada para celebrar a inclusão e a luta pelos direitos da pessoa com deficiência é uma forma de mobilizar as mais diversas partes interessadas da sociedade. “Há 11 anos lutamos para trocar a exclusão e quebrar ciclos de invisibilidade social, promovendo oportunidades de desenvolvimento, autonomia e de inclusão nos espaços sociais, nas escolas e no mercado de trabalho. Hoje são cerca de 600 famílias atendidas diretamente e milhares indiretamente. Mas, ainda há um longo caminho a percorrer. A nossa meta é até o final do ano impactar diretamente 750 pessoas com deficiência e mobilizar milhares de pessoas para esse convívio com a diversidade. E acreditamos que a arte, o esporte e a cultura têm um grande potencial para isso. É preciso dar vez, e voz para as pessoas com deficiência”, enfatiza. 


Programação:

  • 19/09 – 16h – Aniversário Mano Down - Balada Inclusiva com Miia Siqueira, Dudu do Cavaco e Daniel Viana – Rua Urucuia, 62 – Floresta. 

  • Lançamento oficial da campanha Aniversário Solidário – https://bit.ly/aniversario_solidariomd 


  • 20/09 – 15h - Roda de Conversa sobre Capacitismo – com a educanda e massoterapeuta Helga Almeida, e do psicólogo, especialista em Intervenção Comportamental, Jeyverson Mendes - Rua Urucuia, 62 – Floresta. 21/09 – 11h – Mesa Redonda - “Inclusão e Oportunidades no mercado de trabalho”, com a participação do psicólogo Gabriel Leandro e o palestrante, youtuber e ativista da causa da inclusão, David César - Rua Urucuia, 62 – Floresta. 

15h – Passeata pelos direitos da pessoa com deficiência, por mais oportunidades e inclusão – proximidades da sede do Instituto Mano Down, no bairro Floresta 22/09 – 14h15 – Manifesto Artístico – desfile dos educandos e aulão de zumba - proximidades da sede do Instituto Mano Down, no bairro Floresta 


  • 23/09 – 20h30 – Mano Convida apresenta: Dudu do Cavaco – a trajetória - Centro Cultural Unimed – MTC – Rua da Bahia, 2244 – Lourdes – Belo Horizonte 




 




bottom of page