Jardins da Casa Fiat de Cultura recebe 10 chefs mulheres

Atualizado: 3 de nov.

Iniciativa faz parte da Feirinha Aproxima Delas, que traz uma edição especialmente dedicada à cozinha feminina.


Foto: Victor Schwaner


A tradicional Feirinha Aproxima volta aos jardins internos da Casa Fiat de Cultura neste sábado, 5. Em uma edição para lá de especial, o evento se dedica a homenagear as mulheres à frente das cozinhas.


Com uma inédita curadoria assinada pela jornalista gastronômica Lorena Martins, que selecionou 10 chefs convidadas, a Feirinha Aproxima Delas, conta com um dia inteiro de programação para toda a família, de 10h às 17h. O público pode conferir o trabalho de 40 expositores, em uma seleção de produtos mineiros, refeições, lanches e petiscos rica, diversa e deliciosa.


É a primeira vez que o idealizador do projeto, Eduardo Maya, divide a curadoria do evento, e foi por uma causa importante: "Ao longo da minha carreira, sempre tive o propósito de valorizar a gastronomia feminina. Historicamente, são as mulheres que comandam as cozinhas nas casas mineiras, mas ainda são poucas as que chefiam um restaurante”, afirma a curadora Lorena.


Para o Projeto Aproxima, ela convidou 10 profissionais com trajetórias consistentes e que vêm, há anos, contribuindo para o desenvolvimento, o reconhecimento e o fortalecimento de cultura alimentar de Minas Gerais.


Entre os pratos escolhidos, o público poderá conferir os Bolinhos de feijoada e galinhada das chefs Maria Clara Magalhães e Carolina Fadel, da Matula Cozinha; o espaguete de palmito pupunha com vegetais confitados, da chef Val Coimbra; o tropeirinho da chef Márcia Nunes, do Dona Lucinha; o risoni ao creme de queijo minas com ragu, da chef Tainá Moura do AA Wine Experience; o taco de língua de boi, da chef Mel Andrade, do restaurante Dengo (Tiradentes); a costelinha de panela com molho de jabuticaba, da chef Natália Sette, da Cozinha da Vó Ana; e muito mais. Além de participações especiais como da cozinheira e jornalista gastronômica Clara Senra que vai assinar sabores de pizza na barraca da Pitza 1780, e a própria Lorena Martins, que criou um sanduíche com a tradicional salsicha Wurscha.


As pessoas também poderão levar para casa produtos de todo o estado de Minas, entre cafés, queijos, quitandas entre outros, de produtores treinados e selecionados por parceiros e patrocinadores como o Sebrae, que participa com suas iniciativas Sebrae Delas - programa de aceleração com o objetivo de aumentar a probabilidade de sucesso de ideias e negócios liderados por mulheres - e o Origem Minas - que tem como objetivo fomentar o desenvolvimento, a competitividade e diferenciação das micro e pequenas empresas do agronegócio e da gastronomia de Minas Gerais - além do Senar Minas - responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.


A tradicional barraquinha social da Aproxima, desta vez, apoia a ONG Sementes de Amor ao Próximo, que vai divulgar sua atuação, sem nenhum custo. O evento ainda vai contar com Espaço Kids fechado e gratuito, barraquinha de vinhos do Empório do Vinho e oito cervejarias artesanais selecionadas.

Em um espaço seguro, acessível e muito arborizado, a Aproxima Delas terá entrada gratuita, sem a necessidade de retirada de ingresso, mas está sujeita a lotação.


CHEFS CONVIDADAS

AA Wine Experience

Matula Cozinha

La Palma

Zuzunely

Cozinha da Vó Anna

Dona Lucinha

Chef Val Coimbra

Dengo! (Tiradentes - MG)

Lina

Yanã

Pitza 1780 (pizza assinada por Clara Senra)

Classe A Frutos do Mar

Würscha



Serviço:

FEIRINHA APROXIMA DELAS - especial cozinha feminina

Local: Jardim interno da Casa Fiat de Cultura - Entrada pela Praça da Liberdade, 10

Data: 05/11 - de 10h às 17h

Entrada gratuita, sem necessidade de retirar ingressos.

Evento sujeito a lotação.

Instagram: @projetoaproxima



Posts recentes

Ver tudo

Per Lui