top of page

Lugares especiais na trajetória

Conjunto da Pampulha, Praça da Liberdade, Mercado Central, Mineirão e muito mais: impossível não conhecer os pontos marcantes de BH.



1897


Dia 12 de dezembro há a instituição da Cidade de Minas Gerais, que quatro anos depois mudou de nome para Belo Horizonte. No mesmo dia 12 foi inaugurada a Avenida Afonso Pena, grande corredor projetado para ser o eixo norte-sul do perímetro urbano. Naquele ano também é inaugurado o Palácio da Liberdade, sede simbólica do governo de Minas Gerais.


1898


Comissão da Associação Humanitária da Cidade de Minas, formada por médicos e engenheiros propôs e aprovou, junto à Prefeitura, a construção da Santa Casa de Misericórdia. Também é inaugurada a Estação de Minas, onde hoje funciona a estação central, e instalada a primeira linha de bonde da capital, na esquina da Av. Afonso Pena com a rua da Bahia.


1904


Congregação dos Redentoristas, a Igreja São José começa a ser usada para atividades religiosas.


1905


Concluída a instalação dos jardins da Praça da Liberdade, projetada com inspiração nos jardins do Palácio de Versalhes, na França.


1923


É inaugurada a Igreja da Boa Viagem, que abriga um conjunto arquitetônico, em estilo neogótico, e tem valor histórico, artístico e cultural.


1924


A Praça Sete de Setembro recebe o obelisco popularmente conhecido como “Pirulito”. A peça foi desenhada pelo arquiteto Antônio Rego, construída pelo engenheiro Antônio Gonçalves Prata e doada pela cidade de Betim. Em 1963, o "pirulito" foi deslocado para a Praça Diogo de Vasconcelos, atualmente conhecida como Praça da Savassi, durante obras de modernização do centro da capital e voltou à Praça Sete em 1980.


1927


É criada a Universidade de Minas Gerais (UMG). Federalizada anos mais tarde, a universidade estadual transformou-se em Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).


1929


É inaugurado o Viaduto Santa Tereza. A estrutura foi projetada para ligar os bairros Floresta e Santa Tereza ao Centro. Criado o Mercado Central no terreno que abrigava o campo do América Futebol Clube. Hoje é um dos pontos turísticos e de encontro dos mineiros mais importantes da cidade.


1933


O Aeroporto Carlos Drummond de Andrade, o Aeroporto da Pampulha, iniciou as atividades para atender aos voos do Correio Aéreo Militar.


1935 - 1936


É construído o prédio da Prefeitura de Belo Horizonte.


1936


É inaugurada a Praça Raul Soares, ponto que marca o centro exato de Belo Horizonte dentro dos limites da Avenida do Contorno.


1937


É inaugurada a Praça de Santa Tereza, no bairro de mesmo nome, e que virou ponto de referência para a cidade.


1938


Idealizada pelo prefeito Juscelino Kubitschek, é inaugurada a Lagoa da Pampulha, resultado de represamento de córregos e ribeirões.


1941


É inaugurado o Terminal Rodoviário de Belo Horizonte Governador Israel Pinheiro.


1943


É inaugurado o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e idealizado pelo prefeito Juscelino Kubitschek.


1944


É inaugurado o Aeroporto Carlos Prates, localizado no bairro de mesmo nome, na Região Noroeste.


1950


Inauguração do Estádio Raimundo Sampaio, mais conhecido como Estádio Independência, para receber jogos da Copa do Mundo realizada no Brasil.


1952


Inaugurado o Conjunto Governador Juscelino Kubitschek, no bairro Santo Agostinho, que homenageia o então governador de Minas Gerais; foi projetado por Oscar Niemeyer.


1954


O famoso Edifício Niemeyer homenageia o arquiteto Oscar Niemeyer, que o projetou e fica na Praça da Liberdade.


1957


É construído o Conjunto Arcângelo Maletta, local tradicional de encontro de escritores, boêmios, artistas e intelectuais.


1958


O Anel Rodoviário Celso de Mello Azevedo é criado para desafogar o trânsito que passava pelo Centro. São quase 27 km de extensão que recebem o tráfego de três BRs.


1965


É inaugurado o Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão.


1969


Idealizada por um grupo de artistas mineiros e críticos de arte, a feira surgiu na Praça da Liberdade. Em 1991, é transferida para a Avenida Afonso Pena.


1970


A história da Fundação Clóvis Salgado (FCS) começa com a inauguração da Grande Galeria. Cria-se, então, a Fundação Palácio das Artes (FPA).


1980


É inaugurado o Estádio Jornalista Felipe Drummond, conhecido popularmente como Mineirinho. O Papa João Paulo II visita capital mineira e realiza uma missa no bairro Mangabeiras, para milhares de fiéis, em local hoje conhecido como Praça do Papa.


2010


É inaugurada a Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves. O complexo administrativo abriga a sede do governo do estado. A obra é considerada uma das mais ousadas de Niemeyer.


bottom of page