Menopausa x Pele x Alimentação



Preste atenção ao que está escrito no seu rosto! Se o relógio biológico “marcou” a hora da menopausa, provavelmente a pele já dá seus sinais visíveis; principalmente no rosto.


Nesta fase, além das alterações hormonais, a mulher também passa por uma redução significativa de massa muscular e óssea; especialmente quando não havia um nível nutricional bom anteriormente.


Para a redução desses sintomas, vou dar algumas dicas alimentares que auxiliam muito a PREVENÇÃO dos sinais de envelhecimento.


Pele ressecada: invista na alimentação rica em ácidos graxos essenciais como vegetais de folhas verdes; nozes; sementes e peixes, que são capazes de estimular as células saudáveis e dar uma “lubrificação” natural à pele. O fígado bovino, batata doce e queijo são ricos em vitamina A e também auxiliam a hidratação da pele. Não se esqueça de tomar pelo menos seis copos de água por dia.


Rugas suaves: as linhas que sinalizam o envelhecimento da pele e entregam o baixo teor de zinco e selênio, dois importantes antioxidantes. Para consumo desses minerais, opte por castanhas, frutos do mar e gema de ovo. A Isoflavona, derivada da soja, também tem potencial em suavizar linhas finas de expressão.


Oleosidade e acne: algumas mulheres observam aumento da tendência a pele oleosa nesse período devido a perda do estrógeno. Esse quadro pode ser amenizado evitando-se o consumo de alimentos industrializados ou processados como carboidratos refinados, açúcar, farinha branca e pão.


Acredite: a sua alimentação pode modificar a sua pele!!