Michel Temer é o principal homenageado durante cerimônia da Medalha da Inconfidência em Ouro Preto
Responsável pela estabilidade política e econômica do País em 2016, pós-Impeachment,
ex-presidente recebe reconhecimento do Estado de Minas Gerais com o Grande Colar

Michel Temer receberá a honraria máxima do evento cívico da Medalha da Inconfidência em Ouro Preto no dia 21 de abril (Foto: Cesar Itiberê/PR)
De volta ao formato tradicional, a solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência, realizada em Ouro Preto no próximo dia 21 de abril, a partir das 9h, vai reunir autoridades e personalidades de diversos segmentos no centro de convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).
As comemorações acontecem também, em um outro momento, na Praça Tiradentes, com a cerimônia militar com a salva de tiros, hasteamento da bandeira e a colocação de flores no monumento ao mártir da Inconfidência Mineira.
O principal homenageado do dia será o ex-presidente Michel Temer, que vai receber o Grande Colar. Trata-se da honraria mais importante concedida pelo Estado de Minas Gerais, que condecora, exclusivamente, chefes de Estado, chefes de governo e chefes dos demais Poderes da União.
Normalidade
Para os membros do conselho, a decisão deste ano vem para fazer justiça ao chefe de Estado, que ainda não havia sido agraciado com o Grande Colar, como ocorre tradicionalmente.
Após atuação como vice-presidente, ele assumiu a presidência da República em 2016, ocasião em que herdou a missão de, em meio à instabilidade no País, retomar a normalidade política e econômica, a partir da adoção de necessárias medidas de austeridade e proteção aos cofres públicos.
Com suas ações frente ao executivo federal, Temer conseguiu contornar a instabilidade política e apresentar uma resposta efetiva à crise econômica pela qual o Brasil passava naquele momento.
Após um mandato de dois anos e meio, o ex-presidente entregou o País com alguns avanços: o emprego voltou a crescer, a inflação caiu e o Produto Interno Bruto (PIB) subiu.
Criada por JK
A Medalha da Inconfidência foi criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitscheck e é, tradicionalmente, entregue todo dia 21 de abril, Dia de Tiradentes.
Em 2023, o Dia da Inconfidência prevê homenagens a 170 pessoas que contribuem para a projeção e valorização de Minas Gerais. Além do Grande Colar, existem outros três graus de honrarias: Grande Medalha, destinada a 40 pessoas; Medalha de Honra, que será entregue para 58 agraciados; e a Medalha da Inconfidência, que será recebida por 72 homenageados.
Valores históricos
O feriado do dia 21 de abril também é conhecido como Dia de Tiradentes – em alusão a Joaquim José da Silva Xavier, mártir da Inconfidência Mineira, movimento de independência que teve como epicentro a cidade de Ouro Preto, no século 18.
A data resgata os valores históricos de Minas Gerais, como a luta por um processo mais democrático e de liberdade.
Tiradentes foi executado no dia 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro.