top of page

Minas é o segundo estado do Brasil que mais gerou empregos para jovens em 2022

Caged aponta mais de 150 mil pessoas, nesta faixa etária, que conquistaram uma vaga com carteira assinada.



Minas Gerais é um dos destaques entre os estados que mais gerou emprego aos jovens em 2022. Ocupando a segunda posição no País, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Minas empregou 150.984 jovens de 18 e 29 anos, entre janeiro e novembro de 2022.


O estado ficou atrás de São Paulo (492.594) e à frente do Rio de Janeiro (126.799) e do Paraná (96.137).


Na separação das faixas etárias, conforme o Caged, Minas também aparece como segundo colocado. Considerando os jovens de 18 e 24 anos, o saldo de empregos foi de 126.665 no período, contra 398.650 de São Paulo, 94.703 no Rio de Janeiro e 26.955 no Espírito Santo.


O superintendente de Gestão e Fomento ao Trabalho e à Economia Popular Solidária da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Marcel Cardoso Ferreira de Souza, explica que os dados são especialmente positivos importantes, pois, normalmente, esta parcela da população encontra mais dificuldade em ingressar e se manter no mercado de trabalho.


“Geralmente, as exigências são maiores para esse público. O empregador demanda experiência passada e isso impede que boa parte dessas pessoas sejam colocadas no mercado de trabalho. Por isso, o Governo de Minas tem se esforçado para garantir a inserção desse público no mercado, com uma política pública junto aos empregadores para flexibilizar essas exigências, facilitar a vida do jovem e garantir que ele possa ter experiência e desenvolver sua carreira”, diz. Ele orienta que os jovens devem estejam atentos e preparados, pois as oportunidades podem surgir a qualquer momento.


Fonte: Agência Minas

bottom of page