top of page

Minas planeja realizar o maior Carnaval de todos os tempos

Autoridades de diversas instituições se unem no projeto para realizar uma festa inclusiva, segura e rentável para a economia regional; expectativa é de 10 milhões de foliões na capital e interior


Foto: Cristiano Machado


O Carnaval de Minas Gerais de 2023 promete ser o maior já realizado no Estado até hoje. A expectativa é de 10 milhões de pessoas nas cidades – sendo 5 milhões em Belo Horizonte – no que está sendo chamado de Carnaval da Liberdade. Em função desta gigante proporção, as autoridades estaduais anunciaram uma série de medidas que reúnem diversas pastas e órgãos, com o objetivo de se realizar uma festa inclusiva e segura.


O anúncio desta união de forças aconteceu nesta quinta, 9, durante evento no Palácio da Liberdade, com a presença do governador Romeu Zema, secretários estaduais e algumas pastas e de chefes de forças de segurança.


Mais de 200 cidades já estão inscritas no programa de coordenação em conjunto e estima-se que R$ 1 bilhão seja movimentado durante a festa, o que representa mais geração de emprego e renda, além do fortalecimento da economia da criatividade.


A expectativa de ocupação hoteleira em Belo Horizonte é de 100%, segundo dados do Sindicato Empresarial de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Belo Horizonte e Região Metropolitana (SindHBaRes). Nas demais localidades, essa proporção deve variar de acordo com a proposta e localização de cada município, mas a previsão é permanecer entre 65% e 90%, com alguns destinos chegando a 100%.


Quem preferir não colocar o bloco na rua e optar por uma cachoeira para repor as energias poderá escolher dentre os 250 municípios que integram o Carnaval da Tranquilidade, como Prata, Turmalina, Formiga, São Gonçalo do Rio Preto, Caetanópolis e Caparaó.


Para Belo Horizonte, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo preparou uma novidade. Pela primeira vez, será montado na Praça da Liberdade, o Atrium da Liberdade, um espaço para momentos de descanso, recuperação e convívio.


Uma programação diversa, com aulas, oficinas, dicas de customização, maquiagem, música e dança será oferecida, com destaque para os blocos afros. Outra atração é a mostra “No Balancê, Balancê: Figurinos e Adereços”, que apresentará trabalhos do artista visual Décio Noviello.


A Copasa instalará pontos de distribuição de água potável por meio do Pipinha – veículo utilizado para distribuição de água. Nos momentos de descanso e pausa, serão instalados no entorno da Praça da Liberdade, em frente aos equipamentos culturais, lounges com redes, pufes e cangas. Uma área com food trucks ofertará uma variedade de comidas energéticas e em parceria com o LuGar de Brincar, o Atrium da Liberdade propõe um espaço de inclusão e acolhimento para que os pequenos possam curtir o Carnaval com toda família, amigos e colegas.

Para os animais de estimação, a Praça da Liberdade será espaço para um desfile mais que especial: os foliões poderão levar seus pets fantasiados para o Concurso CarnaPet.


bottom of page