top of page

Muitos motivos para comemorar os 125 anos de BH

Momento de consolidação de diversas ações, programas e projetos em praticamente todos os setores da cidade, além da implantação de novas iniciativas para gerar benefícios concretos na vida das pessoas.



Ao longo dos nossos 62 anos de existência, a CDL/BH sempre teve uma participação muito especial na vida de Belo Horizonte. Afinal, representamos o principal setor da nossa economia. De cada R$ 100,00 das riquezas produzidas na cidade, o setor de comércio e serviços é responsável por nada menos do que R$ 72,00 e emprega mais de um milhão de pessoas. Belo Horizonte é a capital brasileira onde o comércio tem a participação mais importante na vida da cidade.


E no momento em que BH completa 125 anos de vida neste 12 de dezembro, a gente tem ainda mais motivos para celebrar a nossa participação no desenvolvimento econômico e social da capital mineira. Neste ano de 2022, consolidamos diversas ações, programas e projetos em praticamente todos os setores da cidade. Também implantamos novas iniciativas que estão gerando benefícios concretos na vida das pessoas.


Uma das grandes novidades foi viabilizar o Parque do Palácio. O Parque das Mangabeiras, que era até bem pouco tempo atrás um espaço público utilizado como propriedade privada do governador do Estado, agora se transformou em um dos mais belos e charmosos locais para a realização de eventos na cidade.


Aliás, aproveito a oportunidade para fazer um convite. Se você ainda não conhece, vá assistir aos jogos da Copa do Mundo no Parque do Palácio. Você não verá apenas um jogo de futebol, mas terá à disposição uma experiência única com muita música, diversão e uma saborosa gastronomia. Além, é claro, de uma paisagem maravilhosa.


Outra iniciativa inovadora foi a criação do InvestBH, uma agência que reúne a CDL/BH, o Governo do Estado e a iniciativa privada para atrair novos investimentos para a cidade. A semente está plantada e, com certeza, muito em breve teremos novas empresas gerando emprego e renda para os nossos trabalhadores.


Ainda na seara da atração de investimentos, a CDL/BH participou neste ano do programa Minas para o Mundo. Em setembro deste ano, ao lado do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, e do Sebrae Minas, estivemos em Portugal em uma missão para promover as atrações turísticas da nossa capital e de Minas Gerais.


Os resultados já estão aparecendo. No dia 30 de novembro passado, o fundador e presidente do Grupo Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, promoveu, no Palácio da Liberdade, um evento para apresentar os projetos de expansão do grupo no País. O Vila Galé é uma das maiores redes hoteleiras do mundo e atualmente possui 37 hotéis no Brasil. Durante o evento, ele anunciou que os próximos investimentos do grupo em território brasileiro serão em Minas Gerais.


Ainda neste ano, a CDL/BH fincou pé de vez na vida cultural da cidade. Apoiamos inúmeros eventos que levaram lazer e diversão para as pessoas, além de movimentar a nossa economia. Destaco dois deles que fazem parte do calendário oficial de eventos e estão entre os que mais levam pessoas para as ruas: o Arraial e Belô e a Virada Cultural. Foi muito emocionante ver as pessoas se divertindo e se confraternizando depois da clausura que nos foi imposta pela pandemia.


Outro aspecto que temos muito que nos orgulhar é a consolidação definitiva do nosso Ponto Cultural na vida da cidade. Para quem ainda não conhece, trata-se de uma espécie de museu que conta a história de Belo Horizonte e do nosso comércio. Neste ano, o Ponto passou a fazer parte do Circuito Cultural da Praça da Liberdade. Estamos preservando a nossa memória e levando aos belo-horizontinos e turistas muito da história da capital.


Na área social não faltam iniciativas para levar mais qualidade de vida para a nossa gente. Temos o Projeto Afeto doando enxovais para mães que têm seus filhos no Hospital Sofia Feldman. O Programa de Educação e Trabalho, desenvolvido pelo nosso braço social, a Fundação CDL, já proporcionou a oportunidade do primeiro emprego para mais de 12 mil jovens. Por meio da Brinquedoteca Itinerante, a Fundação também levou diversão e alegria para as crianças e suas famílias em todas as regiões da cidade.


E agora, no Natal, fechamos o ano com chave de ouro. A CDL/BH é mais uma vez parceira da nossa tão tradicional iluminação na Praça da Liberdade. E neste ano teremos inúmeras outras atrações nos principais centros comerciais da cidade. Confira toda a programação no site (www.cdlbh.com.br).


Enfim, temos muitos motivos para comemorar este aniversário de 125 da capital. Afinal, trabalhamos todos os dias para fazer de Belo Horizonte o melhor lugar para empreender e viver.


Artigo escrito por Marcelo de Souza e Silva, Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte


Foto: Alessandro Carvalho


bottom of page